A cerimônia da Bola de Ouro 2025 já começou a movimentar o futebol mundial. Antes mesmo da revelação oficial dos vencedores, a revista France Football e o jornal L’Équipe divulgaram parte do ranking do prêmio. Entre as brasileiras, Marta ficou em 12º lugar e Amanda Gutierres apareceu na 21ª posição.
Marta volta ao Top 30
A atacante de 39 anos retornou à lista após seis temporadas fora. O desempenho na temporada 2024/25 recolocou Marta entre as melhores do mundo: ela foi vice-artilheira da liga dos Estados Unidos (NWSL) e ajudou o Orlando Pride a conquistar o título inédito da competição. Pela seleção brasileira, foi protagonista da campanha vitoriosa na Copa América, sendo eleita a melhor jogadora do torneio e decisiva na final contra a Colômbia.
Apesar da trajetória, Marta segue sem conquistar a Bola de Ouro feminina, criada em 2018. Já no Fifa The Best, soma cinco troféus, conquistados em 2006, 2007, 2008, 2009 e 2018. No ano passado, não esteve entre as finalistas da Bola de Ouro, mas venceu a primeira edição do Prêmio Marta, no The Best, dado ao gol mais bonito da temporada.
Amanda Gutierres no Top 30
A atacante Amanda Gutierres, do Palmeiras, também apareceu entre as finalistas, fechando sua participação na 21ª posição. Aos 22 anos, a jogadora já é considerada uma das principais promessas da seleção brasileira e faz sua segunda aparição na lista da Bola de Ouro.
O anúncio das posições entre 11º e 30º aconteceu horas antes da cerimônia oficial, marcada para esta segunda-feira (22), às 16h (horário de Brasília), no Théâtre du Châtelet, em Paris.
Ranking parcial da Bola de Ouro Feminina 2025
- 11º – Claudia Pina (Espanha, Barcelona)
- 12º – Marta (Brasil, Orlando Pride)
- 13º – Caroline Graham Hansen (Noruega, Barcelona)
- 14º – Barbra Banda (Zâmbia, Orlando Pride)
- 15º – Sandy Baltimore (França, Chelsea)
- 16º – Cristiana Girelli (Itália, Juventus)
- 17º – Temwa Chawinga (Malawi, Kansas City Current)
- 18º – Melchie Dumornay (Haiti, Lyon)
- 19º – Klara Bühl (Alemanha, Bayern de Munique)
- 20º – Pernille Harder (Dinamarca, Bayern de Munique)
- 21º – Amanda Gutierres (Brasil, Palmeiras)
- 22º – Esther Gonzalez (Espanha, Gotham FC)
- 23º – Johanna Kaneryd (Suécia, Chelsea)
- 24º – Sofia Cantore (Itália, Washington Spirit)
- 25º – Emily Fox (EUA, Arsenal)
- 26º – Lindsey Horan (EUA, Lyon)
- 27º – Frida Leonhardsen (Noruega, Arsenal)
- 28º – Clara Matéo (França, Paris FC)
- 29º – Steph Catley (Austrália, Arsenal)
- 30º – Caroline Weir (Escócia, Real Madrid)