Beth Gomes conquista a prata no arremesso de peso com recorde mundial

Competindo na classe F53, Beth enfrentou adversárias da classe F54, que possuem um comprometimento físico-motor menor.

Beth Gomes ganha prata em Paris | Foto: Ana Patrícia Almeida/CPB
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Brasil conquistou mais uma medalha nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. A paulista Beth Gomes garantiu a prata no arremesso de peso das classes F53/F54 do atletismo nesta segunda-feira (2). Competindo na classe F53, Beth enfrentou adversárias da classe F54, que possuem um comprometimento físico-motor menor.

Ela estabeleceu um novo recorde mundial para sua classe ao arremessar o peso a 7,82 metros, superando seu próprio recorde de 7,75 metros, que havia sido registrado no Mundial de Atletismo em 2023. O ouro foi conquistado pela mexicana Glória Zarza Guadarrama, com um arremesso de 8,06 metros, enquanto a prata ficou com a uzbeque Nurkhon Kurbanova, que alcançou 7,75 metros. 

“Quero agradecer a todos que estão torcendo por nós. Eu só tenho gratidão a todos. Essa medalha, para mim, está saindo com gostinho de dever cumprido. Eu competi numa categoria acima da minha e acreditei que tinha chance.”, disse a Beth Gomes.

COMO FOI A DISPUTA?

Beth Gomes foi a sexta de sete atletas na final. Na sua vez, a mexicana Gloria Guadarrama liderava com 8,06 m e a chilena Francisca Mardones estava em segundo com 7,59 m. Com suas marcas de 7,64 m no ano e 7,75 m na carreira (recorde mundial da classe F53), Beth tinha boas chances de medalha. 

No primeiro arremesso, Beth Gomes estabeleceu um novo recorde paralímpico da classe F53 com 7,28 m, ocupando o quarto lugar na final. Após duas tentativas sem sucesso, ela alcançou 7,51 m, quebrou novamente o recorde dos Jogos Paralímpicos e subiu para a terceira posição. 

No final, Beth Gomes arremessou 7,82 m, quebrando o recorde mundial da classe F53 e assumindo a vice-liderança. Com a última atleta, Nurkhon Kurbanova, marcando 7,75 m, Beth garantiu a prata, enquanto Kurbanova ficou com o bronze.  

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES