SEÇÕES

Batida com 4 carros na largada tira McLaren de corrida sprint nos EUA

Colisão na primeira curva envolve Norris, Piastri, Alonso e Hulkenberg; Verstappen vence.

Batida na largada da corrida sprint nos EUA | Foto: Clive Mason/Getty Images
Siga-nos no

A largada da corrida sprint do Grande Prêmio dos Estados Unidos, neste sábado (18), foi marcada por um acidente logo na primeira curva do Circuito das Américas. A curva 1, conhecida pelas disputas intensas devido à sua subida acentuada, mais uma vez gerou polêmica e acabou envolvendo quatro pilotos: Lando Norris, Oscar Piastri, Fernando Alonso e Nico Hulkenberg.

Logo após a luz verde, Max Verstappen manteve a liderança partindo da pole position, enquanto as duas McLarens dividiram a curva. Norris, que largou em segundo, manteve-se por fora, com Piastri logo atrás tentando completar a ultrapassagem. O australiano, entretanto, ficou lado a lado com Hulkenberg e Alonso, que vinham por dentro, e a colisão foi inevitável.

Lando Norris abandona a corrida sprint do GP dos EUA de Fórmula 1  - Foto: Sam Bloxham/LAT Images 

O toque inicial entre Piastri e Hulkenberg fez o carro da Sauber rodar na pista. No meio da confusão, o monoposto de Piastri saltou e acabou atingindo a traseira da McLaren de Norris, que perdeu um pneu. Alonso também foi afetado: durante o giro de Hulkenberg, o alemão acabou tocando o carro do espanhol, danificando seu pneu traseiro direito.

Com os danos, Norris parou imediatamente, enquanto Piastri e Alonso ainda tentaram continuar, mas abandonaram a corrida pouco depois. O safety car foi acionado, e Hulkenberg precisou ir aos boxes, retornando no fim do pelotão. Ele ainda completou a prova na 13ª colocação.

A direção de prova registrou o incidente para análise, mas decidiu não aplicar punições, entendendo que se tratou de um lance de corrida. O carro de segurança deixou a pista na quinta volta, de um total de 19.

Com o caminho livre após o acidente, Max Verstappen confirmou mais uma vitória e ampliou sua vantagem no campeonato. O holandês somou oito pontos e aumentou a diferença sobre Oscar Piastri, que caiu para 55 pontos (336 a 281). George Russell e Carlos Sainz completaram o pódio da sprint em Austin, enquanto o brasileiro Gabriel Bortoleto terminou em 11º lugar.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também