Na semana passada, o site do jornal ?As?, uma das principais publicações especializadas no Barcelona, colocou em manchete:
- Leandro Damião, o atacante de que Zubizarreta gosta.
Zubizarreta, ex-goleiro, é o diretor técnico do Barcelona, um dos responsáveis por vasculhar o mercado em busca de jogadores que possam enriquecer ainda mais o time catalão. No texto, o camisa 9 do Inter é citado como um atleta capaz de suprir uma carência do elenco comandado por Guardiola. A referência é à altura de Damião, com sua capacidade de cabeceio, algo de que o Barça sente falta.
Nos últimos dias, a história se espalhou por sites especializados em negociações na Europa. Neste domingo, o italiano Calciomercato traz declarações do empresário brasileiro César Bottega, que confirma saber de rumores sobre o possível interesse do Barcelona em Damião.
Ao Inter, diz a diretoria, nada chegou. O Barcelona, na prática, é apenas mais um nome ventilado para o artilheiro colorado, autor de 21 gols na temporada. O Roma também está de olho no atacante. O Napoli buscou informações sobre ele com o ex-jogador Careca, ídolo por lá, e se convenceu de que é uma boa ideia fichar o centroavante. O Benfica é mais um disposto a investir nele.
O problema é os clubes gringos bancarem o que o Inter quer. O desejo vermelho é de pelo menos 20 milhões de euros por seu camisa 9. São quase R$ 46 milhões. E o preço, dependendo do que acontecer na Copa América, com provável presença de Damião, pode aumentar.
A diretoria do Inter diz que pretende manter o jogador no Beira-Rio pelo menos até o final do ano. Não será fácil, pelo que se noticia na Europa. O Roma já estaria inclusive planejando uma viagem ao Brasil para negociar com o clube colorado e seu centroavante titular.