Sem nem mesmo ter estreado pelos profissionais do São Paulo, o atacante Gustavo Maia teve uma opção de compra vendida ao Barcelona por 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,7 milhões), dinheiro que até a semana passada não havia sido depositado pelo clube catalão. As informações são do Ge.
Caso o Barça exerça a preferência de compra, o São Paulo terá direito a mais 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 20 milhões). No entanto, o jornal "Mundo Deportivo", da Espanha, publicou na semana passada que a contratação do jogador se complicou pelo impacto financeiro da pandemia do coronavírus no Barcelona.
Maia, em destaque, teve opção de compra vendida pelo São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
Mas quem é Gustavo Maia? O GloboEsporte.com foi atrás de dados e histórias do jogador de apenas 19 anos que despertou interesse do Barcelona e pode deixar o São Paulo sem nunca ter entrado em campo com o time principal.
Nascido em Brasília, em janeiro de 2001, Gustavo Maia chegou ao São Paulo apenas com 14 anos. Para ser aprovado, o garoto precisou passar por três avaliações até ficar de uma vez alojado no centro de treinamento da base, em Cotia.
Desde então, Gustavo Maia passou a ser conhecido por companheiros e pela própria torcida apenas como Maia. O atacante de lado de campo se destacava a cada categoria que passava e acumulava títulos.
Ao todo, Maia conquistou sete títulos pela base do Tricolor e viveu seu auge pelo clube em 2018, quando atingiu a marca de 30 gols em 36 jogos disputados. Só pelo Paulistão, o atacante fez 21 gols e foi artilheiro do São Paulo na competição.
Títulos pela base do São Paulo:
J-League Challenge Cup Sub-17 (2018)
FAM Cup Sub-17 (2018)
Aspire Tri-Series Sub-16 (2017)
Copa Ouro Sub-17 (2017)
Salvador Cup Sub-17 (2017)
Taça BH Sub-17 (2017)
Copa Brasil Votorantim Sub-15 (2016)
Em 2019, Gustavo Maia teve a oportunidade de disputar a Copinha, maior torneio de base do Brasil, e foi aí que seu nome despertou ainda mais interesse do Barcelona.
Durante a competição, Maia não era cotado para ser um dos destaques, mas começou a despontar como um dos principais nomes jogo após jogo. Atuando pelo lado esquerdo do ataque, ele fez três gols em sete jogos disputados.
Um deles, inclusive, concorreu ao Prêmio Dener, do GloboEsporte.com, que premiava o gol mais bonito da rodada. Diante do Coritiba, pelas oitavas de final, Maia acertou um belo chute de fora da área e teve 21,7% dos votos do público. Ele ficou com a segunda posição
Chance nos profissionais
A primeira oportunidade de Gustavo Maia nos profissionais do São Paulo aconteceu cinco anos após sua chegada ao clube. No dia 8 de março deste ano, o técnico Fernando Diniz optou por enfrentar o Botafogo-SP, pelo Paulistão, com um time praticamente inteiro reserva. Para o banco, ele promoveu garotos da base.
Dentre eles estava Maia. Ele não entrou em campo na derrota por 1 a 0, e isso deixou alguns torcedores que queriam sua entrada irritados.
Da esquerda para a direita: Gustavo Maia, Lucas Sena, Galeano e Marcos Júnior — Foto: Felipe Espíndola / saopaulofc.net
Normalmente o clube catalão exerce a compra dos jogadores pelos quais paga antecipadamente uma opção. No entanto, a crise do coronavírus pode melar a transferência.
As condições da negociação são:
- o São Paulo manteria 30% dos direitos econômicos de Maia;
- o Barcelona tem prazo até 15 de julho para exercer a opção de compra. No São Paulo, o jogador tem contrato até junho de 2022;
- Maia assinaria um contrato de cinco anos;