O Rayo Vallecano, penúltimo colocado, fez o que pôde diante do líder. Mas o Barcelona, mesmo sem uma atuação das mais brilhantes, contou com Messi e Suárez para sair vitorioso e manter a vantagem de sete pontos na dianteira do Campeonato Espanhol. Após sair atrás no placar, o time catalão venceu por 3 a 1 neste sábado no Camp Nou e volta agora suas atenções para a Liga dos Campeões com a sensação de dever cumprido.
O Barcelona entrou em campo relativamente pressionado logo após o vice Atlético de Madrid bater o Leganés por 1 a 0. Mas, com o triunfo por 3 a 1 de virada no Camp Nou, o time de Ernesto Valverde chegou aos 63 pontos e manteve sete de vantagem na frente dos colchoneros. Agora, na próxima quarta, os catalães vão buscar a vaga nas quartas de final da Champions contra o Lyon, após o empate em 0 a 0 na França.
O time visitante, dentro das suas limitações, fez uma boa partida. Tanto é que saiu na frente com De Tomás, aos 24 minutos de jogo, e conseguiu anular as jogadas de Messi. O jeito foi o camisa 10 decidir na bola parada. Ainda na primeira etapa, cobrou falta na medida para Piqué empatar de cabeça. Na volta do intervalo, virou em cobrança de pênalti. Suárez fechou a conta nos minutos finais após boa jogada com Dembélé e Rakitic.
O craque superou o espanhol ao se tornar o segundo jogador que mais defendeu o Barcelona no Campeonato Espanhol. Ele chegou a 443 e agora só tem Xavi, com 505, à frente. De quebra, chegou aos 26 gols e 12 assistências na competição nacional - números que nenhum outro jogador tem em qualquer uma das cinco grandes ligas europeias.