Considerado o melhor piloto da história da Fórmula 1 por muitos especialistas e torcedores, o tricampeão Ayrton Senna aparece apenas na quarta posição na lista elaborada pela revista italiana Autosprint. Na opinião da publicação, o brasileiro fica atrás do argentino Juan Manuel Fangio, pentacampeão nos primórdios da F-1, na década de 1950, do heptacampeão Michael Schumacher, e também de Jackie Stwewart, tri em 1969, 71 e 73.
O único piloto em atividade que aparece na lista de dez nomes da revista é o alemão Sebastian Vettel, que sagrou-se o tricampeão mais jovem da categoria em 2012. Da lista, apenas Stirling Moss não conquistou nenhum título. O britânico foi quatro vezes vice na década de 1950. Outros brasileiros campeões mundiais como o tri Nelson Piquet e o bi Emerson Fittipaldi ficaram fora da lista.
A revista também fez um top 10 com os dez melhores pilotos de endurance e rali. Nas provas de resistência, quem ficou com o primeiro lugar foi o ex-F-1 Jacky Ickx, hexa da lendária 24 Horas de Le Mans. Já entre os pilotos de rali, a ponta foi de Sébastien Loeb, campeão das últimas nove edições do Mundial de Rally.
Confira a lista da Autosprint:
1º - Juan Manuel Fangio (ARG)
2º - Michael Schumacher (ALE)
3º - Jackie Stewart (GBR)
4º - Ayrton Senna (BRA)
5º - Jim Clark (GBR)
6º - Alain Prost (FRA)
7º - Stirling Moss (GBR)
8º - Alberto Ascari (ITA)
9º - Niki Lauda (AUS)
10º - Sebastian Vettel (ALE)