A lista das duplas que disputarão o Rio Open foi divulgada pela ATP. O line-up conta com grandes nomes do circuito, como Granollers/Zeballos, Murray/Venus e os atuais campeões Bolelli/Fognini. Rafael Matos e Marcelo Melo serão os representantes do Brasil no torneio do Rio de Janeiro, que acontece entre 18 e 26 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro.
Esta será a 9ª edição da competição, que nunca teve um brasileiro como campeão. Em grande fase, Matos terá junto com Melo, ex-número 1 do mundo, a chance de quebrar o incômodo jejum nacional no torneio carioca.
Ao lado do seu parceiro de circuito, o espanhol David Vega Hernandez, Rafael Matos teve um 2022 estelar, onde conquistou cinco títulos, sendo quatro com o espanhol. O gaúcho vem da conquista do Grand Slam de duplas mistas no Australian Open deste ano ao lado da também brasileira Luísa Stefani. Esta será a terceira participação de Matos no Rio Open.
Dono de 36 títulos na ATP, incluindo Roland Garros 2015 e Wimbledon 2017, Marcelo Melo disputou todas as edições do Rio Open e disputará a de 2023 ao lado de Juan Sebastian Cabal, o colombiano campeão do US Open 2019.
Dois times que já foram campeões do Rio Open retornam nesta edição. Vencedores da edição de 2022 e campeões do Australian Open 2015, Simone Bolelli e Fabio Fognini vão em busca da defesa do título, enquanto Marcel Granollers e Horacio Zeballos, vencedores de 2020 e duas vezes finalistas de Grand Slam, tentarão o bicampeonato vindo de uma semifinal no Australian Open.
Quem também está de volta ao ATP 500 é Jamie Murray. Ex-parceiro de Bruno Soares, com quem conquistou os títulos do Australian Open e do US Open em 2016, e um dos favoritos dos fãs, o britânico disputará o Rio Open ao lado do neozelandês Michael Venus.
- A chave de duplas do Rio Open é sempre fortíssima. Temos os últimos campeões na lista, outras duplas novas que se formaram, o Rafael Matos vindo do título de mistas na Austrália, o Marcelo jogando com um parceiro que já ganhou aqui. Vamos ver se esse ano sai o título para o Brasil - disse Luiz Carvalho, Diretor do Rio Open.
No total, a lista conta com oito campeões de Grand Slam entre simples, duplas masculinas e duplas mistas, incluindo Simone Bolelli, Fabio Fognini, Jamie Murray, Michael Venus, Juan Sebastian Cabal, Marcelo Melo, Rafael Matos e Dominic Thiem.
Três outras duplas se juntarão aos 13 times já anunciados. Duas vagas serão reservadas para convites da organização e uma dupla virá do qualifying, que por sua vez é composto por três parcerias definidas pelo ranking e um time convidado.
Veja a lista das duplas que disputarão o Rio Open:
1. Marcel Granollers/Horacio Zeballos (ESP/ARG)
2. Jamie Murray/Michael Venus (GBR/NZL)
3. Rafael Matos/David Vega Hernandez (BRA/ESP)
4. Simone Bolelli/Fabio Fognini (ITA/ITA)
5. Juan Sebastian Cabal/Marcelo Melo (COL/BRA)
6. Lorenzo Musetti/Andrea Vavassori (ITA/ITA)
7. Pedro Martinez/Dominic Thiem (ESP/AUT)
8. Maximo Gonzalez/Andres Molteni (ARG/ARG)
9. Nathaniel Lammons/Jackson Withrow (USA/USA)
10. Federico Coria/Diego Schwartzman (ARG/ARG)
11. Pedro Cachin/Francisco Cerundolo (ARG/ARG)
12. Tomislav Brkic/Gonzalo Escobar (BIH/ECU)
13. Sebastian Baez/Albert Ramos-Vinolas (ARG/ESP)
Qualifying:
1. Alexander Erler/Lucas Miedler (AUT/AUT)
2. Andrey Golubev/Aleksandr Nedovyesov (KAZ/KAZ)
3. Sadio Doumbia/Fabien Reboul (FRA/FRA)
Todos os campeões nas duplas no Rio Open:
2022 – Simone Bolelli/Fabio Fognini (ITA/ITA)
2020 – Marcel Granollers/Horacio Zeballos (ESP/ARG)
2019 – Maximo Gonzalez/Nicolas Jarry (ARG/CHI)
2018 – David Marrero/Fernando Verdasco (ESP/ESP)
2017 – Pablo Carreño Busta/Pablo Cuevas (ESP/URU)
2016 – Juan Sebastian Cabal/Robert Farah (COL/COL)
2015 – Martin Klizan/Philipp Oswald (SVK/AUT)
2014 – Juan Sebastian Cabal/Robert Farah (COL/COL)