Dudu trocou o Cruzeiro pelo Atlético-MG e foi anunciado como novo reforço do time alvinegro dias após rescindir contrato com a equipe celeste. Antes da oficialização, o atacante comentou sobre sua chegada ao novo clube e os motivos da saída da Toca da Raposa. Ele só poderá estrear pelo Atlético a partir de 2 de junho, com a reabertura da janela de transferências, e está fora do clássico contra o Cruzeiro no dia 18 de maio, pelo Brasileirão.
A estreia pelo Galo deve ocorrer no dia 12 de junho, diante do Internacional, em Belo Horizonte, antes da pausa para a Copa do Mundo de clubes, que vai de 14 de junho a 13 de julho.
O contrato de Dudu com o Atlético-MG vai até o fim de 2027. Inicialmente, discutia-se um vínculo até dezembro de 2026, com possibilidade de prorrogação, mas o acordo acabou fechado por três anos. O atacante aceitou reduzir o salário em relação ao que recebia no Cruzeiro, mas manteve a exigência de um contrato com a mesma duração firmada com o ex-clube.
Nas últimas semanas, a comissão técnica do Atlético-MG monitorou a situação de Dudu e consultou jogadores do elenco antes de fechar a contratação. A boa relação com Cuca, com quem trabalhou no Palmeiras, também influenciou. O atacante só poderá atuar a partir de 2 de junho, com a reabertura da janela de transferências.