A Athletes for Care, que é uma organização sem fins lucrativos que tem como membros mais de 100 atletas e ex-atletas, divulgou uma carta aberta nessa quarta-feira (22), pedindo à Agência Mundial Antidoping (Wada) que reveja sua política em relação ao uso de maconha e retire a cannabis de sua lista de substâncias banidas. As informações são do Globo Esporte.
Entre os nomes que assinam o documento, estão Mike Tyson (boxe), Floyd Landis (ciclismo), Jim McMahon (futebol americano), Frank Shamrock (MMA) e outros do futebol americano, basquete, hóquei etc.
- Encontramos uma maior qualidade de vida através da cannabis e de canabinoides naturais, incluindo significativos benefícios terapêuticos e de bem estar, e esses resultados positivos deveriam estar disponíveis a todos os atletas - dizia a carta aberta.
O documento afirma que a cannabis e o THC não preenchem os requisitos da Wada para figurarem na lista - potencial para melhora de performance, apresentando um risco de saúde e violando o espírito do esporte. O grupo ainda menciona efeitos terapêuticos da marijuana. Juntamente com a carta, a "Athletes for Care" começou uma petição online para expressar apoio ao movimento.