Atletas do PI vão a Mundial de Muay Thai na Georgia

Luciano Carvalho e Iran Fialho foram convocados.

| Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Depois de 4 anos do iniício do processo de internacionalização do muay thai no estado do Piaui, os atletas Luciano Carvalho e Iran Fialho foram convocados pela Seleção Portuguesa para participar do Campeonato Mundial que será realizado na capital da Georgia, na cidade de Tbilisi, entre os dias 21 a 27 de outubro de 2019. 

A temporada entre o início da internacionalização em 2015 e os dias de hoje renderam bons contatos. Com isso, algumas boas propostas para atletas piauienses. 

Ao todo, ja foram três viagens para a Tailândia levando atletas piauienses para participar de capacitação e lutas profissionais nos maiores estádios da modalidade. 

Com todo o conhecimento obtido nessas experiências internacionais, hoje o muay thai piauiense é referência no Brasil com treinadores fazendo cursos e seminários por todo Brasil, tendo atletas campeões nas maiores competições do mundo. 

Nesse período, os atletas do Piauí conheceram Arjarn Fabiano Kruschewsky, presidente da Confederação Portuguesa de Muay Thai, e realizaram algumas viagens para a Tailândia juntos, buscando o estreitamento da relação. Foi quando houve a ideia de fazer parte da Seleção Portuguesa e assim surgiu a curiosidade de adquirir a nacionalidade Portuguesa. “Por esse motivo, em 2018, minha participação foi apenas no staff da competição. Trabalhei como árbitro no Campeonato Mundial 2018, mas esse ano, com a regulamentação da documentação, a convocação saiu com todo uma expectativa”, explica Luciano Carvalho, presidente da Federação Piauiense de Muay Thai.

Ele diz que apesar das dificuldades e a surpresa da convocação, a vontade de participar dos maiores eventos do mundo é justamente o incentivo para superar todos os obstáculos.

O atleta Iran Fialho afirma que os atletas do Piauí hoje não deixam a desejar em nada aos demais atletas do mundo. “Nossa preocupação é viabilizar a viagem para que com tudo garantido, possamos focar somente nos treinamentos”. 

O atleta conta que a experiência de já ter disputado cinturão profissional em um dos maiores estádios da Tailândia, o Bangla Boxing Stadium, em Patong, na cidade de Phuket, trás uma tranquilidade e convicção que tem reais chances de trazer um título mundial para o Piauí.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES