O piauiense lutador de Jiu-jitsu, Bryam Erick de Lima Sousa, irá participar entre os dias 13 e 14 de outubro, do Curitiba Spring International Open IBJJF Jiu-jitsu No-Gi Championship, que acontecerá no Ginásio do Tarumã, na cidade de Curitiba, no Paraná. Esta será a última luta do atleta neste ano de 2018, que reunirá atletas da categoria juvenil até a categoria Master 6.
A competição será promovida pela Confederação Brasileira de Jiu-jitsu/Federação Internacional de Jiu-jitsu Brasileiro (CBJJ/IBJJF). E os atletas que ficarem em 1°, 2° ou 3° em suas categorias poderão se inscrever na categoria Absoluto, e somente os atletas da faixa branca não poderão se inscrever para esta categoria.
As categorias Juvenil faixa azul e roxa terão duas categorias de absoluto; Absoluto Leve, de Galo a Leve e Absoluto Pesado, de Médio a Pesadíssimo. Bryam, irá disputar durante o torneio na modalidade com kimono (GI) na categoria pluma, de até 64 kg. E também irá disputar no dia 14 de outubro, na modalidade sem kimono (No-Gi), na categoria pena, de até 67 kg.
Em julho deste ano, o atleta conquistou o primeiro lugar no Campeonato Piauiense de Jiu-jitsu 2018, e recentemente, no mês de setembro, o piauiense também se tornou campeão e recebeu a medalha de ouro, após disputar o Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu No-Gi 2018.
Natural de Teresina, Bryam é faixa azul em Jiu-jitsu, e registrou um bom desempenho neste ano na sua categoria, agora ele diz que esse sucesso se deve ao seu esforço para mostrar a sua garra após vários meses de treinos e aperfeiçoamento técnico, mesmo sofrendo com várias lesões no início deste ano.
“Bom esse ano até agora tem sido de muita superação, pois iniciei o ano com 2 lesões graves no ombro e joelho e consegui voltar a competir somente em abril. Desde então fui campeão em vários campeonatos de nível internacional, os Opens da CBJJ. Em julho fui campeão piauiense e agora no fim de setembro consegui realizar o sonho de ser campeão brasileiro na modalidade sem kimono”, afirma ele.
Bryam é aluno do treinador faixa marrom, Rômulo Moraes, e do seu mestre Major Oliveira, conhecido por integrar vários alunos no Projeto Social QG da Luta, que realiza suas atividades no Residencial Teresina Sul, e no bairro Marquês. Patrocinado e apoiado pela Unimed Teresina, o piauiense está em busca de novos patrocinadores para realizar suas próximas competições em 2019.
Após esta competição, os próximas desafios de Bryam será a da recuperação. O atleta afirma que irá descansar e se recuperar de algumas lesões, e só retornará aos treinos de Jiu-jitsu no mês de dezembro, pois em Janeiro o atleta participará do Campeonato Europeu de Jiu-jitsu 2019, que acontecerá na cidade de Odivelas, em Portugal.