O atleta piauiense de Jiu-jitsu, Francisco Rafael Gomes, de 35 anos, foi campeão no último domingo (06), do Grand Slam Rio de Janeiro, um dos maiores eventos do esporte no país. Atualmente ele é o número 1 na América do Sul e do Brasil e no mundo está na 3ª posição, na categoria Master 2 faixa preta.
Em entrevista ao Meionorte.com, o piauiense contou como foi a sensação de representar o Estado e conquistar o primeiro lugar na competição, mesmo sem patrocínio. “Eu fiz uma rifa e contei com a ajuda de amigos para custear a viagem para a competição. Foram meses de preparação para o evento, sendo física, psicológica, pois é um evento grande. Foi uma sensação indescritível. Sensação de alívio, de felicidade e de estar representando o Estado, o país e me consagrar campeão desse evento, sendo o evento mais importante da minha carreira”, disse.
Francisco Rafael Gomes é morador do bairro Nossa Senhora das Graças, em Teresina, e treina atualmente em uma academia na zona Sul da capital. Para ele, todo esforço, treinos e dificuldades valeram a pena. “Foram lutas difíceis, apesar das lesões, das dificuldades, mas por estar lá, eu já me senti um campeão. Mas deu tudo certo. Consegui vencer três lutas e me consagrar como campeão do Grand Slam do Rio de Janeiro faixa preta”, completou.
O piauiense, que também já foi 5 vezes campeão Norte e Nordeste, conta das dificuldades de se manter em alto nível sem um apoio financeiro. “O patrocínio ajudaria muito para os eventos importantes e até mesmo em uma preparação melhor. Já participei de duas etapas e fechei o ano como o 3° melhor faixa preta do mundo”, explicou. Francisco Rafael Gomes disse que seu próximo objetivo são competições internacionais, como o Grand Slam de Abhu Dhabi e entre outros eventos.