O atleta italiano de corrida de orientação Mattia Debertolis morreu em hospital após competir nos Jogos Mundiais em Chengdu, China, conforme confirmado pelos organizadores nesta terça-feira (12). Ele foi socorrido às pressas depois de ser encontrado inconsciente durante a prova masculina de meia distância na última sexta-feira (8).
"Apesar de receber atendimento médico especializado imediato em uma das principais instituições médicas da China, ele faleceu em 12 de agosto de 2025", afirmou um comunicado conjunto da Associação Internacional dos Jogos Mundiais, do comitê organizador local (LOC) e da Federação Internacional de Orientação (IOF).
"A Família dos Jogos Mundiais, o COL e a IOF estão consternados com esta tragédia e expressam suas sinceras condolências à família e aos amigos do atleta e a toda a Comunidade de Orientação."
O comunicado não informou a causa da morte nem detalhes sobre o desmaio de Debertolis. A IOF destacou que o atleta participou de diversos campeonatos mundiais e eventos da copa do mundo.
"Mattia não era apenas um atleta de elite, mas também um engenheiro civil altamente qualificado, com estudos em andamento para um doutorado na universidade de Estocolmo, onde morava e fazia parte do clube de orientação IFK Lidingö", acrescentou a federação em um comunicado.
Orientação
A orientação é um esporte ao ar livre em que os competidores utilizam mapa e bússola para se guiar por terrenos desconhecidos, correndo contra o tempo. Em níveis avançados, a modalidade exige grande técnica e esforço físico.