Uma das histórias destas Olimpíadas de Paris foi a participação Steven Van de Velde, atleta holandês de vôlei de praia, que foi condenado em 2016 a 4 anos de prisão por estuprar uma menina de 12 anos. Após o fim dos Jogos Olímpicos, o atleta falou pela primeira vez sobre como foi voltar ao grande palco mundial dos esportes, onde não foi nem um pouco bem recebido.
Segundo o próprio atleta, passou na sua mente desistir da participação nos Jogos, mas pensou melhor e resolver competir, mas não se manter na vila olímpica durante as Olimpíadas. "Certamente tive um momento de tristeza, tanto antes como durante o torneio. Mas pensei: não vou dar aos outros o poder de me intimidar ou de me afastar", disse o atleta para a emissora holandesa NOS.
Ainda durante a entrevista, o atleta falou sobre a porporção que seu passado tomou, chegando a influenciar na vida de outras pessoas próximas, como sua mulher e filho:
"Eu fiz algo errado há dez anos. Eu tenho que aceitar isso. Mas machucar as pessoas ao meu redor, seja Matthew (seu parceiro no vôlei de praia), minha esposa, meu filho... Isso é demais para mim. Esse foi definitivamente um momento em que pensei: 'Isso vale a pena?'"