O Arsenal acertou nesta terça-feira (21) a contratação do atacante Viktor Gyökeres, do Sporting. Considerado uma das sensações do futebol europeu nas últimas temporadas, o sueco assinou contrato de cinco anos com o clube inglês, com vínculo válido até junho de 2030.
A negociação foi fechada por 63,5 milhões de euros (cerca de R$ 415 milhões) em valor fixo. No entanto, o acordo prevê bônus de até 10 milhões de euros, o que pode elevar o montante final da transferência para aproximadamente R$ 480 milhões.
Destaque europeu
Gyökeres ganhou atenção especial do mercado após duas temporadas impressionantes no Sporting. Juntando jogos pela seleção da Suécia e pelo clube português, ele marcou 109 gols nas últimas duas temporadas. Só na temporada 2024/25, foram 63 gols em 58 partidas, o que o colocou como vice-artilheiro da Europa, atrás apenas de Mbappé, em um cálculo que atribui menor peso ao Campeonato Português.
Disputa com gigantes
A contratação do atacante sueco vinha sendo disputada por grandes clubes europeus. O Arsenal enfrentou resistência do Sporting quanto aos valores e superou o Manchester United, que também demonstrava forte interesse no jogador.
Segundo o jornalista Fabrizio Romano, especialista em mercado de transferências, Gyökeres já havia sinalizado ao Sporting o desejo de deixar o clube. Ele, inclusive, foi liberado das atividades de pré-temporada para concluir as tratativas com o clube de Londres.
Com o reforço, Mikel Arteta ganha mais uma peça de peso para compor o ataque do Arsenal, que disputará novamente a Liga dos Campeões na próxima temporada.