A Argentina está na Copa do Mundo de 2018. E pode agradecer a Lionel Messi por isso. Nesta terça-feira (10), em Quito, o craque chamou a responsabilidade e marcou os três gols da vitória de virada por 3 a 1 sobre o Equador, que resgatou a equipe de Jorge Sampaoli de uma situação complicada nas Eliminatórias e impediu o vexame de ficar fora de um Mundial pela primeira vez desde 1970.
Bastante questionado em seu país após os recentes tropeços da Argentina, o camisa 10 correspondeu à altura no momento mais decisivo, superando o susto que o Equador deu ao abrir o placar logo aos 2 minutos. De quebra, com os três gols, Messi chegou a 21 na história das Eliminatórias e se tornou o maior artilheiro do torneio em todos os tempos, empatado com o uruguaio Luis Suárez.
Com o resultado, os argentinos terminaram com 28 pontos, na terceira colocação das Eliminatórias, conquistando a vaga direta.
Os outros times que se garantiram na Copa foram Brasil, Uruguai e Colômbia, enquanto o Peru vai disputar a repescagem contra a Nova Zelândia. Já Chile e Paraguai foram eliminados.
FICHA TÉCNICA- Equador 1 x 3 Argentina
Local: Estádio Olímpico Atahualpa, Quito (Equador)
Data: 10/10/2017 Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (Brasil)
Gols: Romario Ibarra, aos 2, e Messi, aos 13 e aos 20 minutos do 1º tempo e aos 16 minutos do 2º tempo
Cartões amarelos: Cevallos (Equador); Acuña, Biglia e Mascherano (Argentina)
Equador: Banguera; Velasco, Arboleda, Aimar e Ramírez; Intriago (Uchuari); Renato Ibarra, Orejuela, Cevallos (Enner Valencia) e Romario Ibarra; Ordoñez (Estrada). Técnico: Gustavo Quinteros.
Argentina: Romero; Mercado, Mascherano e Otamendi; Salvio (Fazio), Enzo Pérez, Biglia e Acuña; Messi, Benedetto (Icardi) e Di María (Paredes). Técnico: Jorge Sampaoli.