O árbitro Juan Luca Sacchi recebeu suspensão por parte da liga italiana após ter sido observado recusando um aperto de mão de uma assistente antes do jogo entre os clubes Lecce e Sassuolo, que ocorreu na última sexta-feira (06). O campeonato faz parte da Série A, a principal divisão do futebol italiano.
Antes da entrada ao gramado, ainda no túnel de acesso, Sacchi foi flagrado passando direto e ignorando o aperto de mão da árbitra assistente, Francesca Di Monte. O árbitro evitou o cumprimento e apertou a mão do capitão do Lecce, Gabriel Strefezza. Nas imagens é possível ver o rosto da profissional constrangida pela ação do colega de arbitragem.
Devido ao comportamento, Juan Luca Sacchi recebeu suspensão de um jogo. Inicialmente, a Associação Italiana de Árbitros (AIA) tentou argumentar que a recusa de Francesca ao aperto de mão de Sacchi não constituiu discriminação sexista, porém, esse argumento não foi aceito.
Em entrevista à agência de notícias italiana ANSA, Francesca Di Monte lamentou pela situação que se desenvolveu e confirmou que não houve qualquer forma de sexismo envolvida.
"Lamento que um simples gesto de mal-entendido tenha sido definido como um caso. Li palavras fortes dirigidas a um colega que não demonstrou falta de respeito e a um gesto instintivo que foi definido como sexista. Antes do jogo, ainda no túnel, o árbitro cumprimenta os capitães enquanto temos o nosso momento de saudação em campo antes do pontapé inicial", explicou a assistente.
Confira o vídeo:
Na partida ocorrida no Stadio Comunale Via del Mare, em Lecce, a equipe da casa terminou o jogo em um empate contra o Sassuolo, por 1 a 1. Os visitantes abriram o placar aos 22 minutos do primeiro tempo, com o italiano Domenico Berardi, enquanto o montenegrino Nikola Krstovic empatou para o Lecce após o intervalo.