Árbitro de vídeo é usado pela primeira vez em jogo nos EUA

Ferramenta foi utilizada em jogo da 3ª divisão americana

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os Estados Unidos saíram na frente no que talvez seja uma revolução no futebol. Na última sexta-feira (14), durante a vitória por 5 a 1 do New York Red Bulls II sobre o Orlando City II, válida pela United Soccer League (USL), equivalente à terceira divisão, foi utilizado pela primeira vez o Video Assistant Referee (VAR), ou árbitro de vídeo.

O responsável pela função foi Allen Chapman, que auxiliou o juiz da partida, Ismail Elfath, em duas oportunidades, aplicando um cartão amarelo e um vermelho.

"Todos ficaram muito felizes com o processo, incluindo a International Football Association Board (IFAB). Sentimos que alcançamos o propósito principal, que é o de corrigir lances decisivos na partida", afirmou Brett Luy, diretor de operações da USL.

O árbitro de vídeo foi acionado pela primeira vez aos 35 minutos do primeiro tempo, quando a partida era vencida pelo New York por 1 a 0. O zagueiro Conor Donovan, do Orlando, derrubou o atacante Junior Flemmings na área. Ismail Elfath pediu auxílio, confirmou o pênalti e ainda aplicou cartão vermelho ao defensor, por ter parado uma jogada clara de gol.

A outra utilização aconteceu aos 35 da etapa final, após forte entrada de Kyle McFadden, do Orlando, em Florian Valot. O VAR decidiu que a atleta merecia cartão amarelo pela falta.

A expectativa é que a IFAB decida em 2018 ou 2019 se a novidade deve ser implementada no futebol. É esperado que em outras quatro partidas do NY Red Bulls II, nesta temporada, aconteçam novos testes.

Clique aqui e assista ao momento em que Video Assistant Referee foi usado. 

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES