Neste sábado (27), Xavi Hernández anunciou sua decisão de não continuar como técnico do Barcelona para a temporada 2024/25. Esta decisão coloca o Barcelona como o segundo grande clube europeu em busca de um novo treinador, seguindo o anúncio anterior de Jurgen Klopp de que não permaneceria no Liverpool.
O anúncio de Xavi veio após a derrota do Barcelona por 5 a 3 para o Villarreal, durante a 22ª rodada do Campeonato Espanhol. Embora Xavi tenha explicado que o resultado do jogo teve influência apenas no momento da declaração, ele afirmou que já estava ciente de sua saída do clube catalão ao final da temporada.
Com a derrota, o Barcelona ficou a dez pontos do Real Madrid na tabela do Espanhol. Enquanto os madridistas somam 54 pontos, os catalães, em terceiro, têm 44. O Girona é o vice-líder com 52 pontos. Ainda assim, Xavi entende que sua equipe está na briga pelo título.
Durante o jogo contra o Villarreal, Xavi se irritou com algumas decisões da arbitragem. O treinador foi advertido com cartão amarelo por reclamação e. No fim da partida, quando o árbitro anulou um pênalti a favor do Barça, ele se dirigiu às câmeras, dizendo: 'Vergonha'. Xavi é o técnico com mais derrotas na história do Barcelona. O treinador, que chegou em 2021 e soma 122 partidas oficiais, perdeu em 26 oportunidades. A título de comparação, Guardiola foi derrotado 21 vezes em 247 jogos.
Antes mesmo do anúncio do técnico espanhol, Thiago Motta, que tem sido muito elogiado por seu trabalho à frente do Bologna vinha sendo apontado como um dos favoritos para comandar o Barcelona na próxima temporada.
"Acho que meu anúncio tira a tensão do grupo. Podemos brigar pelo título, mesmo a 10 pontos do líder. (...) A sensação de ser treinador do Barcelona é desagradável, cruel, faltam com respeito e há um grande desgaste com relação à saúde mental. Sou positivo, mas a energia chegou a um ponto em que não faz sentido continuar. Já está decidido há algum tempo, era algo que afetava a mim, mas é diferente quando afeta o clube", disse Xavi.
NA ESTEIRA DE KLOPP
Na última sexta-feira (26), Jurgen Klopp, o treinador alemão, anunciou sua decisão de não continuar no Liverpool na próxima temporada. Ele explicou que após 24 anos seguidos de carreira, sente a necessidade de descansar. Klopp reiterou seu compromisso em lutar por todos os títulos até o final da temporada 2023/24. Além disso, o treinador assegurou que nunca aceitaria treinar um rival do Liverpool.
"O clube precisa de tempo para decidir o futuro enquanto estamos no presente. O que construímos é uma estrutura incrivelmente forte. É uma das razões pelas quais posso sair. Vamos tirar tudo desta temporada, mas só porque eu disse que não serei técnico, ganhar não é menos importante. Lutaremos por tudo, essa é a boa notícia", disse Klopp.
(Com informações da FolhaPress/UOL)