Após eliminarem favoritos, Vasco e Botafogo decidem hoje a Taça Guanabara

Oswaldo de Oliveira tenta devolver o Botafogo para o caminho das glórias

Treino do Botafogo | Terra
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Vasco da Gama e Botafogo se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio do Engenhão, em partida válida pela decisão da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca. O time cruz-maltino eliminou o Fluminense na semifinal, com um triunfo por 3 a 2, e tem a vantagem do empate, pois fez melhor campanha na fase de classificação. Já o rival alvinegro, que aplicou 2 a 0 no Flamengo, precisa do triunfo para garantir o caneco, que vale também a classificação para a final do Estadual.

A expectativa é de um confronto equilibrado, já que as equipes eram vistas como azarões nas semifinais, mas asseguraram a classificação diante do único clube carioca na Copa Libertadores da América e do time de melhor campanha da primeira fase. Coube ao Vasco superar o time de estrelas do Fluminense, enquanto o Botafogo atropelou um Flamengo que ainda estava invicto.

"Independentemente do que essas equipes fizeram nas semifinais, nossa expectativa realmente é de um duelo muito equilibrado, pois são dois times com capacidades parecidas, contam com bons jogadores, em condições de decidir, mas, ao mesmo tempo, valorizam o jogo coletivo. Chegaram com méritos a essa decisão e são capazes de vencê-la", analisou Oswaldo de Oliveira, atual técnico do Botafogo.

Gaúcho arma um Vasco ofensivo para o duelo final deste domingo Foto: Daniel Ramalho / Terra Gaúcho arma um Vasco ofensivo para o duelo final deste domingo Foto: Daniel Ramalho / Terra

Concordando com o equilíbrio, o comandante do Vasco, Gaúcho, espera contar com o apoio dos torcedores. "O Vasco sabe que vai encontrar muitas dificuldades, pois o Botafogo tem um time muito qualificado, jogadores de qualidade, joga junto desde o ano passado e está muito bem armado pelo Oswaldo. Portanto, vamos ter problemas para ficar com esse título. Por isso que mais uma vez o apoio de nossa torcida se faz necessário. Na semifinal ela já chegou junto e esteve ao nosso lado. Isso precisa se repetir neste momento", torce o comandante.

Se a expectativa é de um jogo equilibrado, o histórico das equipes em finais é amplamente favorável ao Botafogo. Até aqui, em nove decisões entre eles, o time de General Severiano foi campeão oito vezes, perdendo apenas a Taça Guanabara de 1965. Porém, o passado é minimizado pelos alvinegros.

"Não acredito que possa existir nenhum tipo de influência. As decisões passadas ficaram no passado e hoje as duas equipes têm condições de conquistar o título. Acredito em um jogo muito equilibrado, aberto, com qualquer um podendo ser campeão. A nossa preocupação é com o momento dos times e não com o que aconteceu até aqui quando eles duelaram em decisões", relatou o volante Marcelo Mattos.

Em termos de escalação, conforme já era esperado, Gaúcho vai repetir a formação que derrotou o Fluminense. O treinador aguardava por uma possível liberação do atacante Carlos Tenorio. O equatoriano se recupera de um edema na panturrilha esquerda, mas não conseguiu participar de nenhum treino com os companheiros e ficará à disposição apenas para a Taça Rio.

O outro centroavante do plantel, Leonardo, está vetado por conta de uma tendinite nos joelhos. Com a ausência de Tenorio e Leonardo, Gaúcho vai repetir o trio ofensivo com Carlos Alberto, Eder Luis e Bernardo, que deu certo contra o Fluminense.

Pelo lado do Botafogo, Oswaldo não poderá repetir a escalação que venceu o Flamengo, pois o meio-campista Andrezinho, com lesão na região pubiana, foi vetado. Assim, o volante Gabriel herda o posto e Fellype Gabriel vai auxiliar Seedorf e Lodeiro na criação. Rafael Marques está mantido no ataque, apesar de ainda não ter balançado as redes com a camisa alvinegra.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES