Sem jogar há um ano e três meses, Maria Sharapova está de volta ao tênis profissional. E de volta em grande estilo. Com o fim de sua punição por doping exatamente nesta quarta-feira, a russa bateu a italiana Roberta Vinci por 2 sets a 0, com parciais de 7-5 e 6-3, pela primeira rodada do WTA de Stuttgart, na Alemanha.
Nas oitavas de final, Sharapova irá enfrentar agora a compatriota Ekaterina Makarova, que superou a polonesa Agnieszka Radwanska, cabeça de chave número 7 da competição alemã.
A russa foi punida em junho de 2016 - retroativa a janeiro daquele ano - após ter testado positivo para Meldonium em um exame antidoping. Posteriormente, o Tribunal de Arbitragem Esportiva (TAS) reduziu a suspensão para 15 meses.
Vale mencionar que o torneio começou na segunda-feira, e a punição acabou somente nesta quarta-feira. Por conta disso, a organização marcou a estreia da russa, contra a italiana Roberta Vinci, para o dia em que terminou sua suspensão. As partidas realizadas na quarta são normalmente reservadas pata as tenistas principais, cabeças de série, o que não é o caso de Sharapova.
Outra polêmica envolvendo o retorno da tenista se deu quando a alemã, Julia Görges, campeã do torneio em 2011 e que neste fim de semana ajudou a Alemanha a vencer a Ucrânia no Grupo Mundial da Copa Fed, não recebeu o wild card (convite para participar do evento) e Sharapova recebeu. A tenista russa por estar afastada das quadras não tem a colocação necessária para participar do evento.