Anderson Silva e Chael Sonnen protagonizarão na noite deste sábado, no UFC 148, em Las Vegas, não somente a segunda luta entre eles. Envolve muito mais do que isso. Na opinião da maior parte do público ligado ao MMA, inclusive do presidente e todo-poderoso Dana White, os dois são, juntos, a maior rivalidade da história do Ultimate, superando alguns clássicos como Tito Ortiz x Ken Shamrock e Brock Lesnar x Frank Mir.
- Se não for a (rivalidade) número 1, está por ali. Nunca estive em uma situação em que um cara diz: "Esse cara é desrespeitoso, não merece a chance, e não vou lutar contra ele. Não há dúvida de que o Anderson não quer dar essa revanche. É um fato. Minha filosofia sempre é: se não gosta de alguém, resolva no octógono - disse Dana ao site "MMA Junkie".
O americano foi quem mais contribuiu para tal. Craque no marketing pessoal e nas provocações ao Spider e ao Brasil, ele ganhou com sobras seu espaço na mídia, apesar de muitas vezes ter exagerado, como quando disse que o país não tinha computadores, xampu e sabonete ou quando falou até da esposa do campeão dos médios. Sobre esta última declaração, em entrevista à rádio "The Score" no ano passado, Sonnen pediu para avisar ao brasileiro que estava "chegando, arrombando a porta de trás e dando um tapinha na bunda da sua mulherzinha", e que iria "mandá-la fazer um bife mal passado", do jeito que ele gosta.
Wanderlei Silva, amigo de Spider e ex-companheiro de treinos dele na Chute Boxe, disse que Chael Sonnen acabou passando dos limites:
- Ele extrapolou faz horas. O homem tem que respeitar o outro e tem que se fazer respeitar. Quando ele falta com o respeito com você, abre um precedente muito grande. Ele é muito folgado.
O peso-pesado Fabricio Werdum, outro amigo de Anderson Silva, também criticou os excessos do americano:
- Na verdade, quem fez a promoção toda foi o Sonnen. É o estilo dele. Ele estava certinho até faltar com o respeito. Todo mundo estava achando engraçado, e ele realmente é, mas passou do limite quando falou da família, do país. Se eu o vir na rua não o cumprimentarei. Ele pode estender a mão que eu nem iria olhar na cara dele, mesmo o Sonnen já tendo falado bem de mim.
Primeira luta entre eles ocorreu no UFC 117, em agosto de 2010 (Foto: Getty Images)
O objetivo de Sonnen, no entanto, foi alcançado: causou a ira de Anderson, que ouviu calado durante quase dois anos, desde a primeira luta entre eles, em agosto de 2010, e extravasou na semana passada ao prometer "arrancar dente por dente" do desafeto. Após a coletiva de imprensa do UFC 148, nesta terça, Spider teve de ser seguro na hora da tradicional encarada para não chegar às vias de fato com o americano. Mas o fato mesmo é que o brasileiro nem queria a revanche, como disse Dana White, por achar que o rival não era merecedor nem tecnicamente, muito menos por conta de sua postura.
Além do poder de vender lutas e de se promover, o que também contou muito a favor do falastrão para que os fãs pedissem a revanche foi a performance dele no primeiro combate, no UFC 117. Ele fez algo nunca antes visto até então ao dominar o Spider por quatro rounds e meio, ficando muito perto do cinturão, mas deixou o braço e acabou finalizado com um triângulo no fim.
- Você não pode dizer que um cara não merece (uma luta) porque é mau. Ele definitivamente merece a revanche. Mais do que qualquer outro. É verdade. Ele é o único cara que já chegou perto de ganhar do Anderson no UFC - disse Dana White.
Neste sábado, um novo capítulo dessa rivalidade será escrito: Anderson Silva e Chael Sonnen se enfrentam em Las Vegas, na atração principal do UFC 148.
CARD PRINCIPAL
Anderson Silva x Chael Sonnen
Forrest Griffin x Tito Ortiz
Cung Le x Patrick Côté
Dong Hyun Kim x Demian Maia
Chad Mendes x Cody McKenzie
Ivan Menjivar x Mike Easton
CARD PRELIMINAR
Gleison Tibau x Khabib Nurmagomedov
Melvin Guillard x Fabrício "Morango" Camões
Costa Philippou x Riki Fukuda
John Alessio x Shane Roller
Rafaello Oliveira x Yoislandy Izquierdo