SEÇÕES

Ancelotti comanda treino com elenco completo e dá pistas da sua 1ª escalação

Com grupo reunido no CT do Corinthians, técnico esboça time e sinaliza mudança tática para encarar o Equador pelas Eliminatórias

Ancellotti observa jogadores da seleção brasileira em treino | Foto: Marcos Ribolli
Siga-nos no

O técnico Carlo Ancelotti teve, nesta terça-feira (28), seu primeiro treino com o elenco completo da Seleção Brasileira. A atividade foi realizada no CT Joaquim Grava, em São Paulo, e serviu como preparação final para o confronto contra o Equador, nesta quinta-feira, às 20h (de Brasília), em Guayaquil, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Durante o treino com bola em campo reduzido, o treinador distribuiu coletes, dando sinais do que pode ser sua primeira escalação oficial. O grupo sem colete, tradicionalmente os titulares nos treinos, contava com Vanderson, Danilo, Marquinhos, Alexsandro e Alex Sandro; Casemiro, Andreas, Andrey, Estêvão; Vini Jr. e Richarlison.

Novas ideias táticas

A possível formação indica mudanças em relação ao modelo mais recente da Seleção. Ao invés dos três atacantes com pontas abertos, esquema usado desde a era Tite, Ancelotti pode optar por uma dupla ofensiva com Vini Jr. e Richarlison, dando mais liberdade ao meio de campo.

Outra alteração cogitada está no setor defensivo. Caso Alexsandro vá para o banco, Danilo, Alex e Marquinhos podem formar uma linha de três zagueiros, algo que o italiano já utilizou em clubes europeus.

A presença de Estêvão também chama atenção. O jovem nunca foi titular pela Seleção principal, mas apareceu entre os prováveis no treino. Ele pode atuar tanto como ponta quanto em posição mais centralizada, ampliando as opções do treinador.

Apoio nos bastidores

Antes do início das atividades em campo, o presidente da CBF, Samir Xaud, reuniu os jogadores em um semi-círculo para uma breve conversa. Foi a primeira fala de Xaud com o grupo desde sua eleição. O dirigente garantiu apoio total a Ancelotti e desejou confiança e tranquilidade para o início do novo ciclo da Seleção.

Apesar de não seguir com a delegação nesta terça, Xaud estará presente em Guayaquil para acompanhar de perto a estreia oficial do novo treinador à frente da equipe brasileira.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também