Campeão da Segunda Divisão do Rio em 2018, o América já foi eliminado da fase preliminar da Série A do Campeonato Carioca de 2019 e vai ficar pelo menos mais um ano sem enfrentar os tradicionais rivais Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo. O time rubro apenas empatou com o Nova Iguaçu (1 a 1), nesse domingo (13), e agora disputará um torneio da morte para saber se volta à Série B já em 2019 ou se permanece como figurante da Primeira Divisão.
A perda da vaga na última rodada da fase preliminar fez lembrar a expressão 'nadar, nadar e morrer na praia', hoje muito popular no País e que significa que após muito trabalho, muito empenho e muito otimismo, tudo dá errado. O América vinha de duas vitórias e só dependia de si para se juntar aos grandes. O Nova Iguaçu cumpria tabela.
A origem do ditado é atribuída ao próprio América, décadas atrás, quando seu time despontava como favorito em competições, chegava às ultimas rodadas com pinta de campeão e acabava frustrando seus torcedores.
Em 2017, o América foi vice-campeão da Série B do Rio e garantiu presença na fase preliminar da Série A de 2018. A festa da torcida, na oportunidade, também durou pouco. A equipe não conseguiu se classificar entre os dois primeiros para a fase de grupos. E o pior. Terminou em último no torneio da morte e voltou para a Série B ainda em 2018.
A fase preliminar do Carioca, encerrada no domingo, reuniu seis equipes: Americano, Resende, que foram os dois primeiros, América, Nova Iguaçu, Macaé e Goytacaz. Agora os quatro últimos vão jogar o torneio da morte e os dois piores descerão para a Série B. Os dois que sobrarem vão esperar 2020 para entrar na fase preliminar de novo.