Mesmo com a derrota por 1 a 0 para o Tocantinópolis, o Altos assegurou a primeira colocação do Grupo A2 da Série D do Campeonato Brasileiro. Com 26 pontos somados, o Jacaré não pode mais ser alcançado pelo vice-líder Imperatriz, que soma 21. A liderança antecipada já define o caminho do time piauiense até as oitavas de final da competição.
Próximos adversários
Classificado em primeiro lugar, o Altos enfrentará o quarto colocado do Grupo A1 na segunda fase da Série D. No momento, quem ocupa essa posição é o Águia de Marabá, com 19 pontos. Como teve melhor campanha na fase inicial, o Jacaré terá a vantagem de decidir o confronto em casa.
A definição do adversário, no entanto, só virá após a última rodada. Disputam a quarta vaga no Grupo A1 as equipes do Manaus (20 pontos), Águia de Marabá (19), Trem (18) e Independência-AC (18).
Caso avance, o Altos enfrentará nas oitavas de final o vencedor do duelo entre o segundo colocado do Grupo A3 e o terceiro do Grupo A4. No cenário atual, esse confronto seria entre América-RN e Juazeirense.
Fim de uma longa invencibilidade
A derrota para o Tocantinópolis encerrou uma sequência histórica do Altos: eram 15 jogos sem perder, marca que, até então, era a maior do futebol brasileiro em 2025. A última derrota havia acontecido há quatro meses, ainda pelo Campeonato Piauiense.
O revés veio justamente no dia em que o clube completou 12 anos de fundação, em um jogo realizado no estádio Ribeirão, no interior do Tocantins, pela 13ª rodada da Série D.
Despedida da primeira fase
O Altos encerra sua participação na primeira fase no dia 26 de julho, às 16h, diante do Maranhão, no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina. A partida será válida pela 14ª rodada do Grupo A2.