Após cinco meses de treinamentos intensos, Almir Júnior viu o sonho de disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio ser adiado em uma temporada. Sem poder manter a rotina de atividades, o triplista decidiu alterar sua programação e antecipar os 21 dias de férias a que teria direito, trocando Porto Alegre (RS), onde treina na Sogipa, por Peixoto Azevedo (MT), cidade em que cresceu.
Almir tem corrido e feito reforço muscular na fazenda do pai, Almir Pereira dos Santos. Nas atividades, o atleta conta com o apoio de Elves Pinho, seu primeiro treinador em Peixoto Azevedo, município a 692 km de Cuiabá e que está próximo da divisa com o Pará.
No entanto, algumas decisões já estão tomadas. A estreia olímpica segue como prioridade absoluta. Outra meta importante é repetir o pódio no Mundial Indoor em Nanquim (China), em março de 2021. A competição estava marcada para este ano, mas foi adiada em função do novo coronavírus.
Arataca explica que Almir vinha obtendo marcas expressivas nos treinos, as melhores de sua carreira: “nas semanas antes do fechamento do clube, ele tinha quebrado todos os recordes pessoais em testes de 8, 10 e 12 passadas, alcançando 16,68m. Só para se ter uma ideia, quando saltou 17,46m, tinha feito 16,51m nesses testes”, explica. (Fonte: CBAT)