A FIFA certificou, nesta quarta-feira, o gramado sintético do Allianz Parque, estádio do Palmeiras, para receber partidas internacionais. O local recebeu o selo FIFA Quality Pro, garantindo que atende aos padrões exigidos para jogos profissionais de alto nível.
Após oito horas de testes conduzidos no estádio, construído e administrado pela WTorre em parceria com o Palmeiras, a liberação foi concedida. A inspeção anual da FIFA avalia se o gramado artificial oferece condições semelhantes às da grama natural, analisando critérios como rolagem da bola, quique, tração e rotação de chuteiras, além da planicidade do campo.
Incremento financeiro
A instalação do gramado sintético tem sido essencial para conciliar partidas e shows no Allianz Parque, que já recebeu grandes artistas como Paul McCartney, Coldplay, Taylor Swift, Mariah Carey, Andrea Bocelli, Ed Sheeran e Foo Fighters. Além do impacto cultural, os eventos também beneficiam financeiramente o Palmeiras, que recebe percentuais sobre o aluguel do espaço, camarotes e naming rights.
Em 2024, o Allianz Parque se destacou como o estádio que mais sediou shows no mundo, com 47 eventos realizados. Desde sua reinauguração, o Palmeiras conquistou 14 títulos, incluindo duas Libertadores (2020 e 2021), quatro Brasileiros (2016, 2018, 2022 e 2023) e quatro Paulistas (2020, 2022, 2023 e 2024).
O gramado do Allianz Parque passou por uma reforma em 2023, substituindo o composto termoplástico por cortiça, que reduz a temperatura do campo e o torna mais semelhante à grama natural. Além do Allianz, os estádios Nilton Santos (Botafogo) e Ligga Arena (Athletico-PR) também utilizam grama sintética, e o Pacaembu, recém-reformado, aderiu ao mesmo modelo.