Com mais uma boa atuação de Ronaldinho e dois gols de Alexandre Pato, o Milan derrotou sem muito esforço o Atalanta por 3 a 1, neste domingo, em jogo válido pela 26ª rodada do Campeonato Italiano. A vitória, que deixou o clube rossonero com 54 pontos (quatro a menos do que o líder Inter de Milão), poderia ter sido construída apenas com gols brasileiros, entretanto, o craque gaúcho desperdiçou uma cobrança de pênalti na segunda etapa.
Ronaldinho acerta trave antes do início da partida
Durante o aquecimento, Ronaldinho mostrou toda sua habilidade e brincou de acertar o travessão. E, no primeiro lance que tentou, o craque gaúcho acertou o poste e saiu comemorando como se tivesse marcado um gol.
E assim como o brasileiro, a torcida do Milan comemorou também cedo.Mas não um gol de sua equipe, e, sim, do Udinese que, em casa, abriu o placar diante do Inter com um minuto de jogo. No entanto, a festa dos tifosi durou pouco. Instantes depois Balotelli e Maicon viraram o duelo para o arquirrival rossonero..
Em campo, no San Siro, o time de Leonardo, que levou a campo uma formação ofensiva - Ronaldinho, Pato, Beckham e Borriello como titulares -, começou de forma sonolenta e assistia ao Atalanta arriscar chutes de fora da área.
Bicicleta gaúcha acorda o Milan. Pato faz dois
Apenas aos 22 minutos a equipe despertou. E graças a Ronaldinho Gaúcho que, após cobrança de escanteio, deu uma bicicleta na altura da pequena área. Bem colocado, o goleiro Consigli fez a defesa em dois tempos.
O lance, de fato, acordou o Milan que acabou abrindo o placar aos 30 em um lance iniciado de maneira inteligente por Ronaldinho. O camisa 80 puxou a marcação para o meio e, de calcanhar, tocou para Ambrosini na ponta esquerda. O volante cruzou para área e Alexandro Pato, de voleio, chutou no canto e ainda contou com a colaboração Consigli que pulou mal na bola.
Aos 41, Ronaldinho voltou a mostrar sua faceta garçom e cruzou na medida para Pato que, em posição legal, dominou com estilo, cortou o goleiro e, na dividida com um zagueiro, acabou fazendo o segundo gol. Foi a 15ª assistência do ex-gremista na temporada e o 14º gol do ex-colorado, artilheiro do Milan no Campeonato Italiano.
Cochilo milanês
Assim como no primeiro tempo, o Milan veio com muito sono na etapa final. Sem ter nada com isso e uma jogada fortuita, o Atalanta acabou descontando aos dez minutos com Valdes. O goleiro Abbiati, que deixou o brasileiro Dida no banco de reservas, não teve culpa no lance.
O gol sofrido despertou o Milan que, aos 15, conseguiu um pênalti após falta de Bellini em Bonera. Na cobrança, Ronaldinho bateu mal e permitiu a defesa parcial do Consigli. Mas, para o azar do goleiro da equipe de Bérgamo, Borriello pegou o rebote e fez o terceiro do Milan e salvou a pele do Gaúcho, que já desperdiçou três pênaltis na temporada - um deles na derrota diante do Inter no último dia 24 de janeiro.
Com a vantagem, o Milan cozinhou a partida e garantiu o resultado. A nota ruim do duelo foi que, aos 33, Pato deixou o campo sentindo muitas dores na parte posterior da coxa direita. O jogador, que se machucou sozinho, foi substituído por Abate.
Confira os resultados da 26ª rodada do Campeonato Italiano
Sábado
Catania 4 x 0 Bari
Lazio 1 x 1 Fiorentina
Domingo Milan 3 x 1 Atalanta
Chievo 2 x 1 Cagliari
Genoa 3 x 4 Bologna
Livorno 1 x 2 Siena
Napoli 2 x 2 Roma
Parma 1 x 0 Sampdoria
Udinese 2 x 3 Inter de Milão
Juventus x Palermo (mais tarde)