Além do título: veja o que está em jogo na última rodada do Brasileirão

Botafogo e Palmeiras disputam a taça, mas 10 jogos neste domingo vão definir vagas na Libertadores, Sul-Americana, briga contra o rebaixamento, artilharia e mais.

Brasileirão- foto ilustrativa | Lance
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Pela nona vez na história do Brasileirão por pontos corridos, a decisão do título ficou para a última rodada. Assim será neste domingo, com a disputa entre Botafogo, que recebe o São Paulo, e o Palmeiras, que pega o Fluminense. Na 38ª rodada da Série A de 2024 promete mais.

Desde 2003, quando o Campeonato Brasileiro adotou o atual formato, o campeão foi conhecido na última rodada em oito edições diferentes: 2004, 2005, 2008, 2009, 2010, 2011, 2020 e 2023. Nunca o time que ocupava a vice-liderança terminou com a taça.

O Brasileirão definiu, até agora, os seus seis classificados que irão direto para a fase de grupos da Libertadores, mais um na fase prévia. Uma equipe está garantida na Sul-Americana, sem chances de ir ao outro torneio da Conmebol. Confira:

  • Classificados à fase de grupos da Libertadores: Botafogo, Palmeiras, Flamengo, Internacional, Fortaleza, São Paulo
  • Classificado à fase prévia da Libertadores: Corinthians
  • Garantidos na Sul-Americana e brigam por Libertadores (uma vaga): Bahia, Cruzeiro e Vasco
  • Classificado à Sul-Americana: Vitória
  • Brigam pela Sul-Americana (três vagas): Grêmio, Juventude, Atlético-MG, Fluminense e Athletico-PR
  • Lutam contra o rebaixamento (um cai): Atlético-MG, Fluminense, Athletico-PR e Bragantino
  • Rebaixados: Criciúma, Atlético-GO e Cuiabá


Além do título, classificações aos torneios da Conmebol e briga contra o rebaixamento, a posição final do Brasileirão também rende uma premiação aos 16 que ficam para a Série A 2025. A última rodada é a chance para cada clube tentar melhorar seu posto e garantir um valor melhor.

Há ainda a briga pela artilharia, que neste ano vale o Troféu Roberto Dinamite e uma premiação em dinheiro ao líder (ou aos líderes) do ranking.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES