Um dos destaques na derrota da Hungria para a Suíça, na primeira rodada da Euro 2024, foi o atacante Martin Adam. O camisa 9 húngaro entrou no segundo tempo e rapidamente virou meme nas redes sociais por conta de sua forma física. Em entrevista coletiva, o jogador esclareceu: "Já vi alguns memes, um ou outro me marcaram. Normalmente, sou de riso fácil. Nasci assim. É o formato do meu corpo. Não posso mudar a minha genética. Isso é tudo o que posso dizer."
"Eu nasci desse jeito, tenho esse tipo corporal, não estou dizendo que era desse tamanho quando nasci, mas eu tenho um físico, uma genética, não posso mudar isso."
Adam também comentou sobre como lida com as piadas e a possibilidade de usar isso como motivação. "Se eu marcar o gol da vitória contra a Alemanha, não será porque esses memes me irritaram", concluiu o atacante.
Críticas à forma física não são novidade no mundo do futebol. Em janeiro de 2024, o craque Neymar foi alvo de comentários nas redes sociais após a circulação de uma foto. Em resposta, Neymar publicou um vídeo mostrando sua forma física. “Treininho de hoje finalizado. Acima do peso, beleza, mas gordo? Acho que não. Chupa, haters”, disse o atacante no vídeo.
Ronaldo Fenômeno está no topo do ranking. Ele é o primeiro colocado entre os jogadores mais gordos. De Ronaldinho a Ronaldão, o Fenômeno passou por sérias lesões e um ganho de peso significativo. Seus joelhos problemáticos e a dificuldade de manter a forma o levaram a se aposentar dos gramados mais cedo do que o esperado. Após pendurar as chuteiras, ele enfrentou o desafio do Medida Certa e conseguiu perder 18 quilos.
Em abril de 2021, Jô, um dos principais jogadores do Corinthians, enfrentou críticas da torcida por seu desempenho. O centroavante reconheceu as críticas, afirmando que entendia a insatisfação, mas ponderou que o Jô de 2017 não existia mais, embora continuasse dando o seu melhor.
Em maio de 2023, após o duelo entre Flamengo e Racing pela Libertadores, Gabigol foi questionado sobre as críticas a sua forma física. Em resposta, ele declarou estar "muito gostoso", lidando com o assunto de forma descontraída.
No mesmo mês, o meio-campista Patrick, do São Paulo, falou sobre as críticas recebidas após a vitória sobre o Jorge Wilstermann-BOL, por 3 a 0, pela Copa Sul-Americana. Patrick marcou um dos gols do Tricolor e comentou: "Esse lance da forma física é engraçado. Quando jogo bem e faço gol, não sou gordo. Amanhã, se o time jogar mal e eu for mal, sou gordo. Graças a Deus, meus números físicos são bons, então acho que ao longo dos anos tenho feito bons números."
Esses exemplos mostram que, apesar das críticas, jogadores continuam se destacando e demonstrando que a forma física, por si só, não define o talento ou o desempenho em campo.