O caso de Marcinho, ex-lateral do Botafogo, condenado a três anos e seis meses por atropelamento que matou casal de professores em 2023, foi mais um exemplo de jogadores de futebol que acabam envolvidos em situações criminais. O atleta causou um acidente de trânsito que resultou na morte de duas pessoas e agora enfrenta as consequências legais. Robinho está preso no Brasil desde 21 de março e, em breve, completará seis meses sob custódia. Sua prisão ocorreu após a Justiça brasileira acatar a decisão da justiça italiana, que o condenou a 9 anos de prisão por estupro.
A seguir, relembramos seis casos semelhantes que envolveram grandes nomes do esporte:
1. Freddy Rincón
Em maio de 2007, Freddy Rincón foi preso em São Paulo após um pedido de extradição feito pelo governo do Panamá. Ele foi acusado de envolvimento em lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas por meio de suas empresas no país.
2. Romário
Em julho de 2009, Romário foi preso no Rio de Janeiro por 24 horas devido ao atraso de dois meses no pagamento da pensão alimentícia de seus dois filhos, no valor de R$ 89 mil. A dívida era referente ao seu casamento com Mônica Santoro.
3. Edmundo
Edmundo esteve diversas vezes nas manchetes policiais por problemas relacionados ao trânsito. O caso mais grave ocorreu em dezembro de 1995, quando um acidente envolvendo sua caminhonete resultou na morte de três pessoas, na saída de uma boate no Rio de Janeiro. A perícia apontou que o jogador estava em alta velocidade, e ele foi condenado a quatro anos e meio de prisão por homicídio culposo.
4. Marcelinho Paraíba
Em 2011, enquanto jogava pelo Sport Recife, Marcelinho Paraíba foi preso em sua cidade natal, Campina Grande (PB), acusado de estuprar uma mulher de 31 anos durante uma festa realizada em sua propriedade.
5. Bruno
Bruno foi condenado em 2013 a mais de 22 anos de prisão pelo assassinato de Eliza Samúdio. O ex-goleiro foi responsabilizado por homicídio triplamente qualificado, sequestro e ocultação de cadáver.
6. Edinho
Filho de Pelé e ex-goleiro, Edinho foi preso em junho de 2005 junto com outras 17 pessoas, acusado de envolvimento com o tráfico de drogas em São Paulo. Ele negou as acusações, afirmando ser apenas usuário de drogas.