Uma das prioridades de José Boto no Flamengo é reestruturar o departamento de scouting. Nos últimos dois meses, o diretor de futebol tem promovido mudanças ao lado do ucraniano Andrii Fedchenkov, recém-chegado para comandar o setor. As transformações envolvem uma nova abordagem na análise de mercado e serão testadas na próxima janela de transferências, no meio do ano.
PRINCIPAIS CARÊNCIAS
O clube já mapeou as principais carências do elenco e definiu duas posições como prioridade nas próximas janelas de transferências: a do Mundial de Clubes, com período extra entre 2 e 10 de junho, e a janela regular, de 10 de julho a 2 de setembro. É nesta última que são esperadas as movimentações mais relevantes.
MUNDIAL DE CLUBES
Para a janela do Mundial, o Flamengo já definiu seu alvo: Jorginho. O clube concordou com as condições do negócio e chegou a um acordo financeiro com o volante. Agora, a decisão está nas mãos do jogador. Embora a posição não esteja entre as prioridades, a diretoria vê a contratação do meio-campista do Arsenal como uma oportunidade estratégica para fortalecer o elenco.
SETOR OFENSIVO
A principal prioridade do Flamengo é reforçar o setor ofensivo. O clube busca um camisa 10 para revezar com Arrascaeta — com quatro nomes em análise — e um atacante de lado com bom drible e desempenho em espaços curtos. Apesar de já contar com cinco pontas, o departamento de scouting avalia novas opções para a posição.
Mesmo com prioridades definidas, o scouting do Flamengo mapeia de duas a três opções por posição, como forma de prevenção a possíveis vendas ou lesões. Na lateral direita, por exemplo, o clube já busca substitutos, já que planeja negociar Wesley no meio do ano.