O Água Santa poderá contar com todo seu elenco nas finais do Campeonato Paulista. Mesmo com o fechamento da janela de transferências no Brasil marcado para o dia 4 de abril, há um acordo entre os clubes que garante a presença dos atletas que atuarão por outras equipes após o término do torneio estadual.
As finais entre Palmeiras e Água Santa estão previstas para serem disputadas nos dias 2 e 9 de abril. Ou seja, o segundo e decisivo confronto será em um momento da temporada que não permitiria mais transferências entre clubes.
Com o clube de Diadema não terá calendário após o término do Paulistão - o retorno da equipe para as competições será somente em 2024 -, alguns atletas do elenco vão atuar por outros clubes no restante da temporada.
Na teoria, quem estivesse à disposição do Netuno para o segundo confronto contra o Palmeiras não poderia se transferir mais até a abertura da nova janela de transferências no Brasil, marcada para o dia 3 de julho. Mas, procurada, a CBF informou esse problema já havia sido discutido e resolvido entre os clubes.
Na reunião do Conselho Técnico da CBF deste ano ficou acordado entre os 20 clubes das Série A e B que haveria uma exceção para atletas que estivessem envolvidos nas disputas dos torneios estaduais nas datas fora da janela.
Por causa dos amistosos na próxima data Fifa - o Brasil enfrenta o Marrocos no dia 25 -, o Paulistão vai terminar somente no dia 9 de abril.
Prevendo essa situação, os clubes acordaram uma cláusula na regra que permite negociações fora da janela para estes atletas, o que dá segurança para o Água Santa escalar a equipe.
Como o Palmeiras teve a melhor campanha, o time de Abel Ferreira terá o direito de mandar o segundo confronto no Allianz Parque. A primeira partida, de mando do Água Santa, não será disputada em Diadema.