Nesta segunda-feira, o Palmeiras recebe o Corinthians no Allianz Parque em jogo atrasado da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equipes chegam em grande momento, e os grandes responsáveis por isso tem sido os dois treinadores: Vagner Mancini e Abel Ferreira.
Ambos chegaram aos seus clubes com alguma ressalva, mas com pouco tempo de trabalho conquistaram as torcidas. Tanto que os termos “Mancinismo” e “Abelismo” já são realidade, e possuem muitos adeptos. Todo este clima dá ainda mais emoção ao clássico. E a pergunta é: quem chega melhor?
Mancinismo
Do lado do Corinthians, Vagner Mancini vem de sete jogos de invencibilidade, sendo o último uma expressiva goleada por 5 a 0 diante do Fluminense. Ao todo, são 15 jogos à frente do alvinegro, com oito vitórias, quatro empates e três derrotas.
O aproveitamento do treinador de 54 anos pelo Timão é de 53,5%, o segundo melhor de sua carreira. Como jogador, Mancini também tem história contra o Palmeiras. Em 1995, fez parte do time do Grêmio que goleou o Verdão por 5 a 0 pela Libertadores daquele ano, entrando em campo no jogo da volta, que garantiu a classificação dos gaúchos.
Abelismo
Se a torcida do Corinthians está empolgada com o trabalho de Vagner Mancini, a do Palmeiras vive um sonho com o Abel Ferreira. O português colocou o Verdão na final da Libertadores e da Copa do Brasil, e ainda segue firme na briga pelo Brasileirão.
Desde que chegou ao Brasil, Abel disputou 17 jogos, sendo 13 vitórias, quatro empates e três derrotas, com aproveitamento de 71,6%, números bem superiores aos do rival desta segunda-feira. O europeu chega para o seu primeiro Derby, tentando manter o bom retrospecto desde sua chegada ao continente americano.
Corinthians pode chegar a 70% de aproveitamento no Allianz Parque
Jogar no Allianz Parque não é problema para o Corinthians. Nesta segunda-feira, a partir das 19 horas, o Timão voltará a encarar o Palmeiras no estádio da Barra Funda. Os arquirrivais já disputaram oito Derbys no palco do próximo duelo, válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Como visitante, o Timão soma quatro vitórias, dois empates e apenas duas derrotas, equivalente a um aproveitamento de 58,3% dos pontos disputados. O alvinegro também marcou mais gols. Foram nove, ao todo, contra seis dos palmeirenses.
Caso conquiste os três pontos na segunda-feira, o Corinthians alcançará a expressiva marca de 70,8% de aproveitamento no Allianz Parque, em jogos contra o Palmeiras.
A melhor lembrança dos corintianos no local aconteceu em 2018, na final do Campeonato Paulista, quando o Timão ficou com o título.
Na atual temporada, apenas um Derby foi disputado na arena alviverde, e novamente serviu para decidir um Paulistão nos pênaltis. Dessa vez, porém, foram os mandantes que comemoraram.
Veja o histórico do Corinthians no Allianz Parque:
Campeonato Paulista 2020
Palmeiras 1 x 1 Corinthians
Campeonato Paulista 2019
Palmeiras 0 x 1 Corinthians
Campeonato Brasileiro 2018
Palmeiras 1 x 0 Corinthians
Campeonato Paulista 2018
Palmeiras 0 x 1 Corinthians
Campeonato Brasileiro 2017
Palmeiras 0 x 2 Corinthians
Campeonato Brasileiro 2016
Palmeiras 1 x 0 Corinthians
Campeonato Brasileiro 2015
Palmeiras 3 x 3 Corinthians
Campeonato Paulista 2015
Palmeiras 0 x 1 Corinthians