Abel Ferreira se emocionou ao falar da família em entrevista ao Esporte Espetacular, da TV Globo. O técnico destacou que viver no Brasil ao lado da esposa e das filhas tem sido fundamental para sua permanência no comando do Palmeiras e influenciará sua decisão sobre o futuro, já que seu contrato termina em dezembro.
Família para mim é tudo. E eu em determinado momento da minha vida, enquanto treinador, fui muito egoísta. Porque eu só pensei em mim e não pensava neles. Eu quero ser treinador, eu quero ganhar títulos, porque eu nunca tinha ganho um título grande como jogador, relatou.
Eu achava que se ganhasse um título ia ser feliz a vida toda. Então pus de lado um pouquinho o acompanhar as minhas filhas e a minha família. Deixei-os em Portugal e fui para a Grécia. Estava completamente obcecado pela parte do treino, do treinador. Dedicar todo o meu tempo, porque há um preço que se paga para chegar. Só que na altura eu não sabia qual era.
Quando o pai ganha, é dos outros, quando perde é deles (família) disse, com os olhos cheios de lágrimas.
Abel Ferreira iniciou a carreira de técnico no Braga e, em 2019, assumiu o Paok, na Grécia, sem a companhia da esposa Ana e das filhas Inês e Mariana — o mesmo aconteceu ao chegar ao Palmeiras, em 2020.
Somente após quase dois anos no Brasil, Abel se sentiu seguro para trazer a família. Desde então, elas o acompanham, inclusive em viagens como a da Copa do Mundo de Clubes nos EUA.
NÃO TOMARÁ A DECISÃO SOZINHO
Com a família já adaptada a São Paulo, Abel afirmou que sua decisão sobre o futuro não será tomada sozinho, mas em conjunto com a família. Seu contrato com o Palmeiras vai até dezembro, e a presidente Leila Pereira já iniciou negociações para renová-lo até 2027.
Já pensei muito em mim mesmo e agora chegou o tempo não de pensar em mim, de pensar em nós. O que é melhor para nós? E depois a gente, juntos, resolve. O maior título que eu ganhei aqui foi conseguir ter a minha família três anos comigo a assistir às derrotas, às vitórias, porque quando tu perde, eles vão estar sempre lá em casa para ti, completou.
Questionado sobre o futuro, Abel respondeu apenas que vive o “aqui e agora”. Internamente, o Palmeiras confia na renovação, mas as negociações só devem avançar após a Copa do Mundo de Clubes.
O time pode garantir vaga nas oitavas nesta segunda (22h, de Brasília), em Miami, com um empate diante do Inter Miami. Invicto, o Verdão integra o bom desempenho dos clubes brasileiros no torneio, que têm surpreendido fora do país — mas não para Abel.