SEÇÕES

A oito dias do Mundial, campeão olímpico desiste de disputar a competição em Milão

Isaquias Queiroz enfrentou forte gripe, perdeu ritmo de treinos e dará espaço para jovem Gabriel Assunção representar o Brasil em Milão

Isaquias Queiroz mostra com as mãos o número de medalhas olímpicas que ele tem | Foto: Alexandre Loureiro/COB
Siga-nos no

A apenas oito dias do Mundial de Canoagem Velocidade, que será disputado entre 20 e 24 de agosto em Milão, o maior nome da história da modalidade no Brasil, Isaquias Queiroz, confirmou que não participará da competição.

O baiano de 31 anos, dono de cinco medalhas olímpicas, incluindo o ouro no C1 1000m nos Jogos de Tóquio 2020, enfrentou uma forte gripe na reta final de preparação e ficou 15 dias afastado dos treinos. Mesmo após o retorno, as crises de tosse prejudicaram o rendimento. Em consenso com a comissão técnica da seleção brasileira, ele optou por não viajar para a Itália.

Decisão pensando no futuro

Segundo Isaquias, perder treinos em meio à temporada impacta diretamente o desempenho.

“Ainda bem que foi agora. Posso me preparar para o próximo Mundial, mais concentrado. Isso fica como aprendizado para a gente se preparar para situações assim”, afirmou.

Desde a prata no C1 1000m nos Jogos de Paris 2024, o atleta disputou apenas a Copa do Mundo em Szeged, na Hungria, em maio. Lá, foi campeão do C1 500m, mas não avançou à final da prova olímpica e ficou em sexto no C2 500m, ao lado de Gabriel Assunção.

Isaquias soma 14 medalhas em campeonatos mundiais, sete ouros, uma prata e seis bronzes, conquistadas entre 2013 e 2022. Apesar da importância do torneio em Milão, ele destacou que este Mundial não conta pontos para o ranking olímpico.

O foco do campeão é a preparação para Los Angeles 2028 e para o Mundial do ano que vem, que marcará o início da corrida por vagas olímpicas, agora definidas por ranking.

Gabriel Assunção assume o protagonismo

Com a ausência do astro, a principal aposta brasileira em Milão será Gabriel Assunção, 20 anos, também baiano de Ubaitaba. Promissor e em ascensão no cenário internacional, ele terá a missão de manter o Brasil no pódio da modalidade.

O próximo compromisso de Isaquias será o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade, ainda em 2025, parte de sua preparação para os próximos grandes desafios.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também