O rapper Silentó, conhecido mundialmente pelo hit Watch Me (Whip / Nae Nae), foi condenado a 30 anos de prisão nesta quarta-feira (11), nos Estados Unidos. Aos 27 anos, Ricky Lamar Hawk se declarou culpado pela morte do primo Frederick Rooks, assassinado a tiros em janeiro de 2021, na cidade de DeKalb County, no estado da Geórgia.
De acordo com a revista Variety, Silentó fechou um acordo judicial ao se declarar “culpado, mas mentalmente doente”. Com isso, evitou a acusação mais grave de homicídio doloso e assumiu crimes como homicídio voluntário, agressão agravada, posse ilegal de arma e ocultação de cadáver. O tempo já cumprido em prisão preventiva desde 2021 será abatido da sentença.
O primo da vítima foi encontrado morto com ferimentos de bala no rosto e na perna. Dez dias após o crime, Silentó se apresentou à polícia e confessou o assassinato. As autoridades confirmaram que a arma encontrada com ele correspondia à usada no homicídio.
A então assessora de imprensa do rapper, Chanel Hudson, já havia revelado nas redes sociais que Silentó enfrentava graves problemas de saúde mental, incluindo uma tentativa de suicídio em 2020. “Ricky tem sofrido imensamente com uma série de doenças mentais”, afirmou ela à época da prisão.
Lançada em 2015, Watch Me (Whip / Nae Nae) foi um sucesso global, alcançando o 3º lugar na Billboard Hot 100, acumulando mais de 400 milhões de streams no Spotify e 1,9 bilhão de visualizações no YouTube.