Uma análise feita pela BBC no último domingo (13) contestou os números oficiais divulgados pela Prefeitura do Rio de Janeiro sobre o público do show histórico de Lady Gaga na praia de Copacabana, realizado em maio. Segundo a emissora britânica, cerca de 660 mil pessoas teriam assistido presencialmente à apresentação, e não 2,1 milhões, como informado pelas autoridades municipais.
A verificação foi feita dentro do quadro BBC Verify, em que jornalistas da emissora investigam e checam fatos a partir de dúvidas enviadas por leitores. A equipe usou imagens aéreas, a localização dos telões e uma análise da área ocupada pelo público. O espaço disponível, entre os hotéis Copacabana Palace e Hilton, corresponderia a 140 mil metros quadrados, cerca de 20 campos de futebol.
Aplicando o padrão britânico de segurança para eventos ao ar livre, que considera uma média de 4,7 pessoas por metro quadrado, o número plausível de pessoas presentes seria de no máximo 660 mil.
A Prefeitura do Rio, procurada pela BBC, manteve a estimativa de 2,1 milhões de pessoas, mas não explicou como chegou a esse número. Segundo a BBC, esse número só seria possível se toda a extensão de 4 km da areia de Copacabana estivesse ocupada, o que não aconteceu.
RECORDE
Por outro lado, Lady Gaga e sua equipe divulgaram um número ainda maior: 2,5 milhões de pessoas. Número esse que levou o show a entrar para o Guinness Book como o “maior público de um show gratuito de uma artista feminina”.