SEÇÕES

Fato Curioso

Seu destino diário para curiosidades fascinantes e inusitadas

Lista de Colunas

Você sabia que esses alimentos foram banidos na Casa Branca?

Os motivos por trás dessas proibições são surpreendentes

Casa Branca | AFP

Como presidente dos Estados Unidos, um dos privilégios curiosos é poder decidir quais alimentos não entram na Casa Branca — e esse direito também se estende à primeira-dama. Ao longo da história, alguns casais presidenciais já baniram comidas inusitadas da residência oficial, e, em muitos casos, os motivos por trás dessas decisões são ainda mais surpreendentes. 

Confira quais alimentos já foram banidos na Casa Branca: 

Brócolis

A mais famosa de todas as proibições estranhas da Casa Branca é a do brócolis. A ordem veio do então presidente George H.W. Bush que, em março de 1990, baniu o vegetal primeiro no Air Force One e, posteriormente, na própria Casa Branca.

Ao explicar o motivo, Bush simplesmente disse: "Eu não gosto de brócolis. E não gosto desde que era criança e minha mãe me obrigava a comer... e eu sou presidente dos Estados Unidos e não vou mais comer brócolis". 

Sua antipatia logo se tornou conhecida, pois Bush não parava de falar sobre o assunto. Em outra ocasião, por exemplo, ele disse ao ex-primeiro-ministro polonês Tadeusz Mazowiecki: "Assim como a Polônia se rebelou contra o totalitarismo, eu me rebelo contra o brócolis". 

Couves de Bruxelas 

Bush também disse publicamente que sua esposa Barbara era uma grande fã de couves de bruxelas, mas isso não pareceu fazê-lo mudar de ideia. Aparentemente, o ex-presidente dos EUA não gostava do vegetal. Apesar dessa verdura não ter sido oficialmente proibida, ele a detestava tanto que não era servida durante seu mandato. 

Macarrão com queijo em caixa 

Ao contrário de Bush, que se ofendeu com vários vegetais, a ex-primeira-dama Michelle Obama implementou uma iniciativa notoriamente saudável durante seu mandato na Casa Branca. Isso começou quando ela restringiu alimentos ultraprocessados e, principalmente, proibiu o macarrão com queijo em caixa. 

Questionada sobre essa iniciativa, ela espondeu: "Pó de queijo não é comida" — o que é bastante irônico, visto que era um dos pratos favoritos de Chelsea Clinton! Aliás, a filha do ex-presidente Bill Clinton adorava tanto que pedia aos chefs da Casa Branca que fizesse o prato tão popular nos EUA.  

Todos os alimentos gordurosos 

Não foi só Michelle Obama que impulsionou a Casa Branca em uma onda de saúde durante sua estadia lá. Na tentativa de ajudar a saúde do marido, o então presidente Ronald Reagan, a ex-primeira-dama Nancy Reagan proibiu completamente todos os alimentos gordurosos e calóricos — ou pelo menos tentou. 

Reagan insistiu que ele comesse "cereais de farelo com leite desnatado, melão ou toranja e café descafeinado" no café da manhã. No entanto, assim que ela saía da cidade, essas regras também mudavam, e ele pedia "um bife grosso bem passado" com "macarrão com queijo cremoso". 

De sobremesa, o então presidente se deliciava com uma "rica mousse de chocolate". O chef da Casa Branca que trabalhava para ele na época, Roland Mesnier, disse sobre as mudanças no cardápio: "Teríamos levado um tiro se ela descobrisse!"

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também