SEÇÕES

Fato Curioso

Seu destino diário para curiosidades fascinantes e inusitadas

Lista de Colunas

Quem é Nostradamus e como se tornou o vidente mais famoso do mundo

Descubra quem foi Nostradamus, o famoso vidente, suas profecias e fatos surpreendentes sobre sua vida

Nostradamus | Reprodução

De profetas a místicos, a videntes e tudo mais, as pessoas afirmam há milhares de anos serem capazes de prever o futuro. No entanto, há um homem que ganhou notoriedade particular por suas previsões. O astrólogo francês Nostradamus escreveu quase mil previsões em seu livro de 1555, chamado 'As Profecias'.

Esta obra o tornou tão famoso que ele acabou por ser convidado para a corte francesa. E séculos depois da sua morte, as pessoas continuam lhe dando o crédito por prever com precisão os principais eventos históricos, como a Revolução Francesa, a ascensão de Adolf Hitler e até a pandemia da Covid-19.

Embora Nostradamus soubesse muito sobre o mundo em que vivemos, os detalhes sobre sua vida são pouco conhecidos... Isso até agora! Na galeria, clique para conhecer alguns fatos surpreendentes sobre o médium mais famoso da história.

CIDADE NATAL

Nostradamus nasceu em 14 de dezembro de 1503, em Saint-Rémy-de-Provence, sul da França. Ele foi um dos nove filhos de Reynière de Saint-Rémy e de seu marido Jaume de Nostredame.


O nome dele é latinizado

Embora o conheçamos por apenas um nome, na verdade ele nasceu Michel de Nostredame. Nostradamus é a forma latina de seu nome.

Começou a vida como lojista

Nostradamus casou-se com 20 e poucos anos e formou-se médico. Ele então abriu sua própria botica, o equivalente à atual farmácia de rua.

Ele forneceu diferentes tratamentos

A loja de Nostradamus oferecia uma variedade de tratamentos para doentes, de remédios à base de ervas a doces. Os clientes podiam até fazer apostas acerca do gênero de uma criança ainda não nascida.

Suas primeiras profecias resultaram do luto

Acredita-se que Nostradamus começou a prever o futuro após a trágica morte de sua esposa e filhos devido a um surto de peste na França.

Quando estava em luto...

Durante esse período difícil, Nostradamus, aflito, começou a escrever suas previsões. Ele também começou a viajar pela Europa.

Uma nova jornada

Por mais de uma década, Nostradamus absorveu o que eram então as novas ideias sobre ocultismo, do misticismo judaico às técnicas astrológicas.

'As Profecias'

Quando voltou para a Provença, Nostradamus publicou a primeira obra de suas previsões em 1555, no que se tornou seu maior e mais icônico livro, 'As Profecias'. O manuscrito era composto de 942 previsões.

Sua fama se espalhou através da imprensa

Graças à invenção da imprensa, as 'Profecias', de Nostradamus, se espalharam, tornando-o famoso em toda a Europa. Em comparação com seus antecessores, que faziam previsões boca a boca ou por meio de panfletos, Nostradamus se beneficiou da nova tecnologia de impressão.

Os editores ficaram interessados em seu trabalho

Os impressores da época estavam ansiosos para encontrar best-sellers, e os assuntos de astrologia e profecia eram populares, tornando o livro de Nostradamus um dos mais lidos.

O estilo de Nostradamus

Os leitores foram atraídos por seu estilo único. Nostradamus escrevia como se as visões estivessem vindo direto de sua mente. Ele também escreveu em quartetos, rimando versos de quatro linhas, bem como em diferentes idiomas, incluindo grego, latim e francês antigo.

Nostradamus nunca deu datas específicas

Uma das razões pelas quais as previsões de Nostradamus continuam a fascinar as pessoas é porque sempre foram vagas e nunca incluíram datas. Essas visões poderiam, portanto, ser aplicadas a vários eventos dramáticos ao longo dos séculos.

Os temas mais comuns

Nostradamus escreveu principalmente sobre desastres, como terremotos, fome, doenças e guerras. Todos esses eram tópicos foram contemporâneos durante sua vida, o que poderia explicar as vagas previsões.

Ele ganhou o patrocínio de Catarina de Médici

A nobre italiana Catarina de Médici foi Rainha da França entre 1547 e 1559. A monarca era supersticiosa e, depois de ler a obra de Nostradamus, levou-o à corte francesa.

A morte de um Rei

A Rainha estava preocupada com uma previsão particular, a morte de seu marido, o Rei Henrique II da França. Este evento tornou-se a primeira vez que Nostradamus previu com sucesso o futuro, pois ele anteviu a morte do soberano três anos antes de ocorrer.

Uma morte dolorosa

O Rei morreu em 10 de julho de 1559. Ele estava lutando quando a lança de seu oponente quebrou seu capacete, perfurando seus olhos e garganta. O monarca tentou resistir por 10 dias antes de morrer de infecção.

Nostradamus estava certo

Essa morte trágica se alinha com o relato de Nostradamus, que detalhava a longa e dolorosa morte do Rei.

Ele temia acusações de bruxaria

A origem judaica de Nostradamus significava que, em uma época de crescente anti-semitismo, tanto pelo estado francês quanto pela Igreja, ele tinha que ser cuidadoso, pois as autoridades observavam cada movimento seu.

Linguagem codificada

Temendo acusações de prática de feitiçaria e bruxaria, que poderiam resultar em pena de morte, Nostradamus escreveu suas previsões usando uma linguagem codificada.

Ele também trabalhou como curandeiro

Nostradamus se considerava um curandeiro. Ele praticou métodos questionáveis para tratar as vítimas da peste, como a sangria (que nada tem a ver com a bebida e sim com procedimentos de abrir a veia). Ele também fornecia tratamentos de beleza com ingredientes assustadores como soda cáustica.

Nostradamus foi acusado de plágio

No século 16, os autores frequentemente copiavam e parafraseavam outras obras. Nostradamus parafraseou as profecias de 'Mirabilis liber' (1522), que continha 24 citações bíblicas.

Nostradamus previu grandes eventos mundiais

Do Grande Incêndio de Londres ao assassinato do ex-presidente dos EUA John F. Kennedy em Dallas (EUA), acredita-se que Nostradamus previu todos os grandes eventos mundiais.

Ele previu que o mundo acabaria em 1999

Em 1999, o estilista franco-espanhol Paco Rabanne cancelou seus desfiles em Paris porque acreditava que Nostradamus havia profetizado o fim do mundo em julho daquele ano. Nada aconteceu.

Suas visões foram auxiliadas por  t r a n s e s

Nostradamus supostamente tinha suas visões entrando em uma sala onde uma tigela de água escura o induziria a um estado de t r a n s e enquanto olhava para a água por longos períodos.

O processo

Depois de ter suas visões, Nostradamus as codificava e as interpretava por meio da intuição e da tradição mística da Cabala e da astrologia.

Ele casou de novo

Após a perda de sua família para a praga, Nostradamus se casou novamente com uma viúva chamada Anne Ponsarde, e eles tiveram seis filhos juntos. Eles se estabeleceram na pequena vila de Salon-de-Provence.

Nostradamus publicou um livro de receitas médicas

Nostradamus publicou um livro de receitas médicas chamado 'Traité des fardemens' (1555). Incluía preparações de cosméticos, doces, geleias e até uma poção do amor.

Nostradamus previu sua própria morte

Nostradamus sofria gravemente de gota, o que lhe dificultava movimentar-se. Na noite anterior à sua morte, em 1566, ele teria dito a seu secretário: "Amanhã, ao nascer do Sol, não estarei mais aqui". Na manhã seguinte, o vidente foi encontrado morto ao lado de sua cama, aos 62 anos.

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também