Com um arsenal global de cerca de 13 mil ogivas nucleares, todos sabemos que uma guerra nuclear seria catastrófica. E embora você provavelmente não queira pensar nesse cenário apocalíptico, você pode se perguntar quais países seriam os melhores para se viver quando se trata de sobrevivência. Um estudo, publicado na revista Risk Analysis, revelou que algumas nações insulares poderiam ser capazes de continuar a produzir alimentos suficientes para as suas populações após uma "catástrofe abrupta de redução da luz solar", como uma guerra nuclear, um super vulcão ou um ataque de asteroides.
O medo de uma guerra nuclear
Desde o início da Guerra Russo-Ucraniana em 2022, e as subsequentes tensões geopolíticas, os receios de uma guerra nuclear levaram muitos a questionarem o que um conflito nuclear significaria para a humanidade e para o planeta.
Onde estão as melhores chances de sobrevivência?
É claro que aqueles que pertencem às nações mais resilientes teriam mais hipóteses de evitar um colapso total. Aliás, você conseguiria adivinhar de que países estamos falando?
O estudo comparou 38 países insulares
O estudo publicado na revista Risk Analysis comparou 38 países insulares em 13 fatores que, segundo eles, poderiam prever o sucesso como um estado de sobrevivência pós-apocalíptico. Os fatores incluíram a produção de alimentos, a autossuficiência energética, a indústria e o efeito do desastre no clima, entre outros pontos.
Seguro para uma "catástrofe abrupta de redução da luz solar"
De acordo com o estudo, os países insulares pequenos são capazes de produzir alimentos suficientes para as suas populações após uma "catástrofe abrupta que reduz a luz solar", como uma guerra nuclear, um supervulcão ou um ataque de asteroides.
Indonésia, Filipinas e Maurício
No final da lista dos melhores países para sobreviver a uma guerra nuclear estão as nações insulares das Filipinas, Maurícias e Indonésia.
Ilhas Salomão e Vanuatu
Olhando para a Oceania, os residentes de pequenas nações insulares como as Ilhas Salomão e Vanuatu certamente sobreviverão. Isto se deve em grande parte à sua geografia tropical e à abundante produção de alimentos em tempos normais.
ISLÂNDIA
A Islândia, a única nação do Hemisfério Norte no estudo, é também uma das zonas de guerra nuclear mais seguras. Isto se deve em grande parte ao seu isolamento.
Nova Zelândia
A Nova Zelândia vem em segundo lugar graças à sua distância dos alvos nucleares e ao seu status de longa data de país livre de armas nucleares. A resiliência da nação no caso de uma queda abrupta da temperatura global provocada por um período de escuridão também ajudaria. Todos os lugares da Nova Zelândia ficam relativamente próximos do oceano, protegendo o país de temperaturas extremas.
Austrália
Dado o seu interior acidentado e a sua história de colonização por condenados, existe há muito tempo o mito de que a Austrália pode sobreviver a qualquer coisa. Bem, parece que há alguma verdade nisso, mesmo que não tenha nenhuma relação! Sim, a Austrália lidera a lista dos melhores países para sobreviver a uma guerra nuclear.