Pelo mundo afora, as pizzarias não têm medo de ousar quando o assunto é recheio. Dos Estados Unidos ao Japão, cada país coloca sua marca nesse prato amado. Essas combinações podem surpreender – e até chocar – mas também despertam a curiosidade dos apaixonados por novas experiências gastronômicas.
O mais fascinante é que, para muitos, o que parece “estranho” em um lugar pode ser considerado totalmente normal em outro. Seja pela criatividade ou pela tradição local, esses sabores mostram que a pizza é muito mais do que queijo, molho e massa: é um reflexo da cultura, da ousadia e, claro, do paladar de quem a prepara.
Confira abaixo os sabores de pizza mais inacreditáveis no mundo:
Pizza de lula, Japão
No Japão, tinta de lula ou a própria lula são adicionadas à pizza para trazer um sabor umami mais forte.
Pizza café da manhã, Austrália
Pizza de caviar, Suécia
A pizza de caviar apareceu pela primeira vez na Suécia na década de 1960, mas ganhou grande popularidade em 1998, quando o chef celebridade Gordon Ramsay a apresentou em seu restaurante em Londres, o Maze.
Pizza de cheeseburger, EUA
Combinando duas comidas clássicas de conforto, a pizza de cheeseburger é uma fusão interessante. Normalmente apresenta carne moída, queijo cheddar, cebola, picles e um fio de ketchup e mostarda.
Pizza havaiana, Canadá
Inventada por um canadense nascido na Grécia, nada parece dividir os fãs de pizza como a pizza havaiana. Esta criação única apresenta um molho tradicional à base de tomate coberto com queijo, pedaços de abacaxi e presunto ou bacon.
Pizza de sardinha, Itália
As sardinhas não são uma unanimidade, por isso pedir esta pizza na Itália pode render alguns olhares de lado. Embora as origens exatas não sejam claras, acredita-se que a pizza de sardinha seja italiana mesmo.
Pizza de macarrão com queijo, EUA
Combinando duas criações italianas, a pizza de macarrão com queijo é encontrada principalmente nos menus dos restaurantes norte-americanos.