SEÇÕES

Fato Curioso

Seu destino diário para curiosidades fascinantes e inusitadas

Lista de Colunas

Costumes brasileiros que pegam mal lá fora; evite esses deslizes!

Comportamentos considerados normais no Brasil podem causar estranheza fora do país

Costumes dos brasileiros que são mal vistos no exterior | Reprodução

Comportamentos considerados normais no Brasil podem causar estranheza fora do país. Aquilo que aqui é visto como simpático ou espontâneo, em outras culturas pode ser interpretado de forma negativa ou inadequada. Conheça alguns para você evitar quando for visitar outros países.

1- No Brasil, cumprimentar com abraços e beijos no rosto é visto como sinal de simpatia. Esse contato físico é parte do jeito caloroso do brasileiro. Já no Japão, isso pode ser invasivo, pois eles prezam por distância e formalidade. Saudações são discretas, como o ato de se curvar levemente. 

2- Falar alto, rir e gesticular em público no Brasil passa como algo natural. Isso expressa o bom humor e a sociabilidade típicos do país. Na Alemanha, o comportamento barulhento pode ser visto como desrespeito. Lá se valoriza o ambiente calmo e reservado. 

3- Chegar um pouco atrasado no Brasil, mesmo em compromissos sociais, é tolerado. Muitas vezes isso nem gera comentários. Na Inglaterra, pontualidade é essencial e sinal de respeito. Atrasar-se soa como desleixo ou desconsideração. O Big Ben, por sinal, é um dos símbolos de hora precisa. 

4- Dividir a conta em bares e restaurantes é prática comum no Brasil. Cada um paga o que consumiu e isso é bem aceito. Na China, dividir a conta pode parecer descortês. O costume é quem convida pagar tudo, como sinal de honra. 

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também