Parece que nos acostumamos com certas regras e normas sociais tão rapidamente que esquecemos que elas nem sempre existiram ou, pelo menos, que não faz muito tempo, essas mesmas regras não eram consideradas naturais. Aqui está uma lista de coisas que pareciam totalmente normais em décadas anteriores, mas que nem pensaríamos em fazer hoje.
Designação de áreas para fumantes... em escolas secundárias
Não usar cintos de segurança nos assentos traseiros do carro
Telefonar para alguém em vez de enviar mensagens de texto
©Shutterstock
Antes do advento dos smartphones, se você quisesse marcar uma reunião com alguém ou fazer uma pergunta sobre uma tarefa, era preciso telefonar. Então, por que se tornou quase estranho telefonar para alguém? Talvez porque seja muito mais simples e eficiente enviar uma mensagem de texto do que usar o telefone. Além disso, hoje em dia, algumas pessoas podem perceber uma ligação telefônica como "uma espécie de intrusão na vida de outra pessoa", como explica a socióloga Catherine Lejealle.
Viajar com um desodorante ou gel com mais de 100 ml na bagagem de mão
A proibição de líquidos com mais de 100 ml na bagagem de mão data do início dos anos 2000, mas já é um reflexo: transferimos todos os nossos líquidos para frascos menores para que possamos levá-los conosco no avião.
Usar termos homofóbicos como piada ou insulto
Há algumas palavras que foram normalizadas e banalizadas no passado, mas que carregam muito significado e podem ofender muitas pessoas. Com o passar do tempo e as campanhas de informação e conscientização, as coisas (felizmente) mudaram.