As aparições de Jesus e Maria estão entre as mais conhecidas no contexto religioso e espiritual. Ao longo dos séculos, essas visões impactaram profundamente a história do Cristianismo e, em especial, do Catolicismo.
Em alguns casos, igrejas importantes foram erguidas a partir de relatos dessas experiências, e diversos destinos de peregrinação — que hoje atraem milhões de fiéis todos os anos — surgiram exatamente nos locais onde tais manifestações teriam ocorrido.]
Descubra abaixo as aparições mais famosas envolvendo Jesus e Maria.
Padre Pio
Padre Pio foi um monge capuchinho que recebeu os estigmas (marcas ou feridas parecidas com as que Cristo sofreu durante a Crucificação) por volta de 1911. Embora ele tenha começado a ter visões quando ainda era criança.
Pio também era conhecido por sua cura milagrosa e transverberação (um estado de êxtase religioso). Ele foi canonizado pelo Papa João Paulo II em 2002.
Juliana de Norwich
Juliana de Norwich era uma anacoreta, o que significa que vivia isolada num quarto, dedicando sua vida à oração. Juliana foi a primeira mulher conhecida a escrever um livro em inglês.
'Revelações do Amor Divino' foi publicado pela primeira vez em 1670. O livro detalhou as visões que Juliana teve com Jesus e todas as revelações que vieram com elas. A primeira aparição aconteceu quando a religiosa estava muito doente e um padre lhe mostrou uma cruz. Depois disso, ela teria tido mais 15 encontros.
São Francisco de Assis
O fundador dos franciscanos nasceu numa família rica. Francisco eventualmente adotou um estilo de vida devoto depois de ter várias visões com Deus.
Dizem que São Francisco de Assis ouviu a voz de Jesus, que lhe disse para reconstruir a igreja de São Damião. Mais tarde, ele teve outra visão com um suposto anjo, onde recebeu estigmas.
Margarida Maria de Alacoque
Esta freira francesa é mais conhecida por sua conexão e devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Santa Margarida Maria de Alacoque teve uma visão de Jesus quando era adolescente. Cristo mostrou-lhe seu coração e ela virou freira depois disso
As visões, porém, continuaram ao longo de toda a sua vida. Em uma dessas aparições, a freira pousou sua cabeça no coração de Jesus. O Sagrado Coração de Jesus simboliza seu amor pela humanidade até hoje.
Nossa Senhora de Guadalupe
Em 1531, um indígena chamado Juan Diego encontrou uma jovem perto da Colina de Tepeyac, no México. Esta mulher alegou ser a Virgem Maria. Diego contou a história ao arcebispo da Cidade do México, que duvidou dele.
A Virgem Maria apareceu mais vezes e disse a Juan Diego que daria um sinal para convencer o arcebispo. Diego recolheu rosas em seu tilma ("manto") e as levou ao arcebispo. Quando ele abriu o manto, a imagem da Virgem Maria apareceu impressa no pano.
Nossa Senhora de Fátima é uma das aparições da Virgem Maria mais famosas do mundo. Aconteceu na Cova da Iria, em Fátima, Portugal, em 13 de maio de 1917.
A Virgem Maria apareceu para três filhos de pastores, os irmãos Jacinta e Francisco Marto (esquerda e centro) e a prima Lúcia dos Santos (direita).
Joseph Smith
O líder religioso americano é mais conhecido por ser o fundador dos mórmons e da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Em 1820, Joseph Smith, aos 14 anos, alegou ter recebido a visita de Jesus Cristo e de Deus Pai. Este evento ficou conhecido como a 'Primeira Visão' e é um dos pilares da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.