Provavelmente você já se pegou questionando a utilidade de certos objetos que usamos no dia a dia e que, à primeira vista, parecem não ter muita função. Um bom exemplo é o lado azul daquela famosa borracha bicolor, que muita gente acredita ter sido feito para apagar tinta de caneta. Mas será que é isso mesmo?
A verdade é que muitos desses itens foram criados com finalidades bem específicas, mas a maioria das pessoas nunca soube disso — simplesmente se acostumou com eles sem parar para pensar em seu real propósito.
A dobra atrás da camisa social
A dobrinha servia para que elas pudessem ser penduradas em pregos sem que amassassem, isso por que na época cabide era um item de luxo.
O “cilindro” no cabo do carregador
O cilindro no cabo do carregador tem a função de evitar variações e picos de energia nas correntes que passam pelo cabo. É chamado de “núcleo de ferrite” e sem ele a radiação emitida pelos fios poderia ocasionar na interferência em outros objetos eletrônicos ao seu redor.
Os furinhos extras no tênis
Os furos nos tênis servem para dar um reforço extra na amarradura do calçado ao pé do atleta e evitar machucados.
pequeno buraco na janela do avião
Quase imperceptível, o pequeno buraco na janela do avião permite que o ar desloque entre os dois painéis, igualando a pressão entre eles. Isso ocorre devido a dois pedaços de acrílico serem usados para fazer os vidros das janelas e por si só, o painel de vidro interior poderia quebrar devido à diferença significativa na pressão entre a cabine e o lado de fora.
Azul da borracha
Inicialmente, a intenção da parte azul da borracha era de apagar manchas mais escuras em papéis ásperos, já que a parte vermelha era mais macia e não conseguia fazer tal papel. Mas o boato de a parte azul ter o poder de apagar canetas, os fabricantes se apropriaram desse novo propósito e a moda pegou.