Texto por Francisco Clarin
Assinantes do plano mais barato da Netflix foram surpreendidos na última quinta-feira (18) ao perceberem que algumas títulos deixaram de estar disponíveis na plataforma.
Produções populares como House of Cards, Kung Fu Panda, entre outras, passaram a exibir um cadeado vermelho na capa, acompanhado da mensagem: “não disponível no plano com anúncios devido a restrições de licenciamento” e, logo abaixo, o aviso “troque de plano para assistir”. Veja abaixo:
O bloqueio atinge usuários do chamado Plano Padrão com Anúncios, que custa R$ 20,90 no Brasil e permite acesso ao catálogo em qualidade Full HD, uso em duas telas simultâneas e exibição de propagandas durante filmes e séries.
A mudança causou forte reação nas redes sociais. Usuários reclamaram da falta de aviso prévio e do fato de séries e filmes, inclusive produções originais da própria Netflix, terem sido restringidos. Para continuar assistindo a esses conteúdos, agora é necessário migrar para o Plano Padrão sem anúncios, que custa R$ 44,90.
Vale lembrar, que a medida acontece em um momento estratégico para a empresa, que tenta ampliar seu catálogo e negocia a aquisição de conteúdos da Warner Bros., incluindo marcas e produções ligadas ao acervo da HBO Max.
Até o momento, a Netflix não se pronunciou oficialmente sobre a mudança, nem informou quais títulos serão afetados pelo bloqueio ou se a lista de conteúdos indisponíveis para o plano com anúncios pode ser ampliada nos próximos dias.