SEÇÕES

André Moura

Entretenimento, bastidores, vibes e famosidades

Lista de Colunas

Justiça tem 1 ano para provar que ex-BBB Matteus fraudou cotas raciais

Ele está sendo investigado por suposto crime de falsidade ideológica após ter ingressado no curso de engenharia agrícola do IFFar (Instituto Federal Farroupilha) por meio de cotas raciais em 2014.

Matteus Amaral | Reprodução/Instagram

O ex-BBB Matteus Amaral está sendo investigado após ter ingressado no curso de engenharia agrícola do IFFar (Instituto Federal Farroupilha) por meio de cotas raciais em 2014. O ex-namorado de Isabelle Nogueira pode não ser punido, já que o caso irá prescrever em breve.

O prazo de prescrição do crime de falsidade ideológica é de 12 anos, e o caso de Matteus ocorreu há 11, o que mantém o processo dentro do prazo legal para uma eventual denúncia. Ou seja, a Justiça tem mais 1 ano para provar que ele cometeu a fraude. Atualmente, a mãe do ex-BBB é quem pode responder judicialmente.

Ex-BBB Matteus Amaral Foto: Reprodução/Instagram 

Segundo o Splash. o caso teve uma nova mudança de esfera. Isso porque a declaração de pertencimento racial que viabilizou o ingresso do gaúcho no curso foi assinada por sua mãe, Luciene da Silveira Amaral. Por esse motivo, ela passou a ser apontada como a possível responsável pela eventual declaração falsa, feita em benefício do filho. Diante disso, o caso retornou ao MPF.

Na época, o vice-campeão do BBB 24 se pronunciou após ser denunciado ao Ministério Público por falsidade ideológica. Segundo ele, 'a inscrição foi realizada por um 'terceiro, que cometeu o erro ao selecionar a modalidade de cota racial sem seu consentimento ou conhecimento prévio''.

Ex-BBB Matteus Amaral Foto: Reprodução/Instagram 

LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA

‘’Recentemente, surgiram informações de que, em 2014, fui inscrito no curso de Engenharia Agrícola no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha sob a modalidade de cotas para pessoas negras.

''Esta nota tem como objetivo esclarecer as circunstâncias dessa inscrição e expressar minha posição a respeito. A inscrição foi realizada por um terceiro, que cometeu um erro ao selecionar a modalidade de cota racial sem meu consentimento ou conhecimento prévio. Entendo a importância fundamental das políticas de cotas no Brasil''

''Por isso, lamento profundamente qualquer impressão de que eu teria buscado beneficiar-me indevidamente dessa política, o que nunca foi minha intenção''. 

'''Reafirmo meu arrependimento por quaisquer transtornos causados e meu compromisso contínuo em ser um defensor ativo da igualdade racial e social. Agradeço a oportunidade de esclarecer este assunto e peço desculpas por qualquer mal-entendido que possa ter ocorrido''.

CASO MATTEUS AMARAL: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Matteus Amaral é investigado pelo MPF após fraudar sistema de cotas

 Matteus comenta caso de cotas raciais em evento: "Pessoas fizeram com maldade"

Saiba quanto Matteus Amaral recebeu do governo federal após cometer fraude

Ativista que denunciou Matteus Amaral do BBB é ameaçado: “vai pagar caro”

Ex-BBB Matteus diz que inscrição que o declarou preto foi feita por 'terceiro'

 Ex-BBB Matteus é denunciado ao MP e tem prisão solicitada após fraude

Universidade confirma que Matteus se declarou preto para conquistar vaga

Matteus Amaral, se autodeclarou preto para entrar em Universidade Federal

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também