Recentemente uma funcionária de um supermercado dos Estados Unidos foi esmagada por um elevador. O caso aconteceu em Nova York e chocou as pessoas de todo o mundo. Ao todo, 17 mil pessoas foram feridas gravemente por elevadores no país, além de 30 mortes fatais em um ano.
Os dados são do Departamento de Estatísticas do Trabalho dos Estados Unidos. Na China o número ainda é superior em razão do número maior de edifícios. O país atualmente tem 4 milhões de elevadores, ou seja, mais de 4 elevadores para cada habitante de uma capital como Teresina, que tem apenas 850 mil pessoas, segundo estimativa mais recente do IBGE.
Em 2011 um caso violento, também em Nova York, chocou o mundo. Um homem de 47 anos ateou fogo em uma senhora de 73 anos dentro de um elevador. Ele usou um coquetel motolov é um spray de líquido inflamável para cometer o crime.
Mas algumas histórias têm final feliz. Em 2018, seis pessoas sobrevivem após a queda de um elevador que caiu do do 84º andar de um prédio em Chicago. O acidente aconteceu após o rompimento do cabo de suporte da cabine.